Economato Nacional aprova projeção orçamentária inédita na CVX Brasil

Pra gente que acompanha as finanças da CVX já há um certo tempo, praticamente desde o início da CVX no Brasil, agrada muito o fato de termos caminhado para uma autosuficiência – que agora nos possibilita uma “extrasuficiência”, da CVX olhando para fora. Na década de 90, dependíamos exclusivamente de fundos internacionais para nos manter”.

 

As palavras acima, de Ailton Villa, que cumpre seu segundo mandato como membro do Conselho Fiscal Nacional, traduziram o sentimento do Economato da CVX Brasil reunido na última terça-feira (09), à noite, de maneira online. “Alegria de perceber a CVX olhando para fora, com responsabilidade sobre o cenário socioeconômico nacional”, reforçou Vlamir Alves, tesoureiro da Regional São Paulo.

O motivo das falas consoladas foi a aprovação da projeção orçamentária da CVX no Brasil para os próximos três semestres – o tempo restante do mandato da atual Coordenação Executiva Nacional. O documento prevê que o Fundo de Formação, Espiritualidade e Missão consuma mais da metade dos gastos previstos até o final de 2023, com destaque para um montante de quase 70 mil reais orçado para ser destinado à missão: acordo de cooperação técnica com o SJMR, doações para obras da CVX Mundial, financiamento de projetos da CVX nas regionais – além de assistências emergenciais e investimentos em projetos de geração de renda e mitigação da pobreza. Veja aqui o arquivo com os detalhes do planejamento aprovado pelo Economato.

“O próximo ano e meio será de muito investimento em formação, considerando os diversos eventos nacionais e internacionais de que participaremos, como o Encontro Nacional da CVX em Salvador, a Jornada Mundial das Juventudes em Portugal e o Magis VI, com etapa em São Paulo – isso sem contar a nossa representação na Assembleia Mundial que será em Amiens, na França. Ainda assim, não podíamos deixar de olhar para a situação de pobreza na qual cada vez mais pessoas se encontram no Brasil. Por isso, decidimos destinar um valor importante, ainda que pequeno, para estes apoios às obras”, explicou o coordenador nacional Rafael Finatti.

Além de deliberar sobre o orçamento, a equipe econômica da CVX no Brasil (CEN + CFN + tesoureiros regionais) discutiu também propostas para aperfeiçoar o acordo de cooperação com o Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados, que tem sido tocado pela Regional DF; e a necessidade de reforçar a arrecadação do Dia de Santo Inácio, que está muito aquém dos números alcançados em 2021: “Ainda é tempo de contribuirmos para o fundo de formação e missão. A missão é nossa!”, conclamou Ana Martins, tesoureira nacional (na imagem abaixo, a indicação da chave pix – cvxbrasil@cvx.org.br – para que os tesoureiros locais façam as transferências dos valores arrecadados em cada comunidade).

.