O que é a CVX?

A Comunidade de Vida Cristã é uma comunidade mundial de leigos, – homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais – organizados em pequenas comunidades, comprometidos com um estilo de vida fundamentado no carisma inaciano. Os exercícios espirituais de Santo Inácio são a fonte específica e o instrumento característico de nossa espiritualidade. 


Unificamos a vida, em todas as suas dimensões, com a plenitude da fé cristã. Nosso objetivo é seguir a Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele para a construção do Reino, tornando-nos cristãos comprometidos em testemunhar os valores humanos e evangélicos que afetam a dignidade da pessoa, o bem-estar da família e a integridade da criação. Somos conscientes da necessidade de trabalhamos juntos com todo o Povo de Deus e todas as pessoas de boa vontade pelo progresso e a paz, a justiça social e a caridade, a liberdade e a dignidade de toda a família humana.


Enquanto comunidade de vida, vivemos em meio à vida familiar, às atividades profissionais e demais organizações sociais, políticas e culturais que participamos. Buscamos dar um sentido apostólico às mais humildes ocupações do cotidiano.


O fundamento da vida comunitária na CVX é a reunião periódica da pequena comunidade – o pequeno grupo de amigos no Senhor. As reuniões são uma experiência concreta de unidade no amor e na ação. Nelas aprendemos a seguir mais de perto a Jesus pobre e humilde através da vivência dos Exercícios Espirituais, do discernimento e do envio e acompanhamento apostólicos. Esta vivência comunitária se integra à Comunidade Regional, Nacional e Mundial, às comunidades eclesiais que fazemos parte (paróquia, diocese) e a toda a comunidade humana, buscando em tudo amar e servir.

Vídeos SOBRE A cvx