Coordenações do SJMR e da CVX Brasil conversam sobre melhorias na parceria em 2024

A noite do dia de São José, 19 de março, foi dedicada às reuniões relacionadas às decisões sobre como melhor administrar os recursos financeiros da CVX no Brasil. Antes mesmo da reunião com o Economato, a CEN se dividia para conversar com a equipe do Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados (SJMR), com o qual a CVX Brasil tem acordo de financiamento do Programa de Empreendedorismo (com apoio de recursos humanos voluntários da CVX-DF).

 

Pauta:

  • Prestação de contas do ano 2023
  • Relatório de atividades 2023
  • Calendário 2024
  • Renovação de acordo

Rafael e Flávia fazem breve descrição do trabalho em parceria com a CVX Brasil (veja Relatório de Atividades), com vistas a geração de renda de migrantes e refugiados (DF, MG):

Curso de Empreendedorismo: 10 módulos. Presencial. Voluntários para ministrar as aulas. Cursistas fazem um plano de negócios e avaliação. Quais estariam mais prontos para receber o aporte financeiro e equipamentos: os mais engajados (cerca de 7-8 pessoas).

Acompanhamento:  Sentem que precisa melhorar: saber como utilizar ferramentas de controle financeiro e explorar como expor os produtos, por exemplo. No SJMR existe a dificuldade de recursos humanos, então, pretendem buscar padrinhos e madrinhas para acompanhar cada negócio e repassar as impressões para a coordenação do SJMR. O acompanhamento, no momento, é mais informal.

Aportes: há um valor remanescente de R$1.100 reais. A CEN entende que devem se somar ao novo aporte para os usos já conhecidos (pagamento de estagiária + custeio de materiais para migrantes empreendedores). Em tese, o contrato findou em outubro de 2023, contudo, dificuldades em firmar o contrato de estágio tornou extensiva a rubrica destinada a esse pagamento. Portanto, temos em vista uma renovação a partir de abril de 2024, por mais 12 meses.

Comentários:

Ricardo (CVX-DF) se interessa em entender se o SJMR entrelaça Empreendedorismo – Economia Solidária – Economia de Francisco. Entendeu-se que o Programa ainda está envolto em uma visão focada na condição de subsistência/sobrevivência de migrantes e refugiados/as, ainda não avançando na percepção de que isso também pode acontecer com o estabelecendo de valores sociais e cristãos mais claros nas ações que visam a sustentabilidade dos/as migrantes.

A partir dessa provocação Helma (CEN) reforça uma sugestão vinda da CEN2022-2023 de que o SJMR possa inserir informações sobre economia solidária no acompanhamento e no curso de formação, gerando um compromisso de retorno de (parte de) recursos financeiros aportados ou de recursos humanos, quando os formandos/novos empreendedores poderiam ensinar outras pessoas por meio do SJMR. Ao tornar seus próprios usuários em corresponsáveis, o Projeto pode alcançar melhor autonomia financeira.

Marlene (CVX-DF) incentiva que novas feiras para exposição e vendas de produtos sejam organizadas no espaço do Centro Cultural de Brasília (CCB) e se prontifica para reunir participantes e colaboradores.

Diante da conversa, o calendário do Projeto seria ajustado e marcamos uma próxima reunião em abril, com a presença de Ana Martins, tesoureira nacional da CVX no Brasil, para que aconteça a renovação do acordo para o ano de 2024.

A CEN irá repassar contatos de pessoas/organismos conhecedoras/es dos fundamentos da Economia Solidária e Economia de Francisco.

A CER-DF motivará outras pessoas da CVX a continuar os trabalhos voluntários desenvolvidos por Josedir, Wellington, Elisiê etc., grandes entusiastas do acordo CVX-SJMR, mas que, no momento, precisam estar mais ausentes desse serviço.

Estavam presentes: Cláudio (CEN), Helma (CEN), Ricardo (DF), Marlene (DF), Flávia (SJMR) e Rafael (SJMR).

 

 

Em tudo amar e servir!