História

UMA BREVE REVISÃO DA NOSSA HISTÓRIA

A história da CVX remete à vida de Santo Inácio de Loyola, que fundou a Companhia de Jesus em 1540. Já em 1563, o padre Jean Leunis, sj, iniciou uma comunidade com estudantes do Colégio Romano, com objetivo de viverem o carisma inaciano como leigos. Animou esses jovens a buscarem uma integração de seus estudos com a fé cristã e as atividades apostólicas na cidade de Roma, inspirados por Nossa Senhora.

A esta primeira comunidade (Prima Primária) muitas outras se afiliaram sob a denominação de Congregações Marianas, que foram oficialmente aprovadas pelo Papa Gregório XIII em 1584, sendo a primeira associação de leigos na Igreja. Em 1587 foram estabelecidas as Regras Comuns, possibilitando uma unidade das Congregações Marianas que se propagaram ao redor do mundo. 

Com a supressão da Companhia de Jesus, no século XIX, as Congregações Marianas passaram a ficar mais ligadas às dioceses e assumiram uma espiritualidade mais devocional. Com o Concílio Vaticano II, aconteceu um movimento de volta às origens inacianas e de valorização da experiência dos Exercícios Espirituais, do discernimento de estilo de vida e missão. Isso culminou com a substituição das Regras Comuns pelos Princípios Gerais e a evolução do nome para Comunidade de Vida Cristã (CVX), em 1967.

 

A CVX NO BRASIL

No Brasil, a CVX começa no Pentecostes de 1977, com um grupo de jovens que participavam da Juventude de Ação Mariana (JAM, ala jovem das Congregações Marianas), no Rio de Janeiro. Padre César Augusto dos Santos, sj, recebeu um documento da CVX Mundial que oferecia uma orientação sobre as etapas de crescimento das comunidades, fruto da experiência de diversos países, o SURVEY. Pouco depois, duas comunidades se formaram com participantes do JAM e outras com pessoas vindas de paróquias, grupos de casais, pais de alunos dos colégios, universitários etc. Assessoradas por religiosas de espiritualidade inaciana e por estudantes jesuítas, logo surgiram outras comunidades em São Paulo, Minas Gerais e Bahia – e depois no Nordeste, nos estados do Paraná e Santa Catarina e no Distrito Federal. 

A dinâmica da CVX pode ser observada por suas Assembleias e Encontros Nacionais e Mundiais. 


Vídeos SOBRE A HISTÓRIA DA cvx