Discernimento pessoal e comunitário vivido pela vogal jovem da CEN: intimidade com Cristo e amor à CVX

 

A Coordenação Executiva Nacional (CEN) vem comunicar à comunidade nacional uma mudança nos caminhos de esperança:

A reunião do Conselho Nacional da CVX no Brasil, ocorrida em fevereiro de 2024, trouxe-nos alguns frutos conduzidos pelo Espírito Santo.

Naquela oportunidade, as/os coordenadas/es regionais, em especial, puderam conhecer, acolher, encantar-se com Mariana Tomaz (CVX Santo Alberto Hurtado, Regional Distrito Federal), que semanas antes havia aceitado o convite da Coordenação Executiva Nacional (CEN) para ser nossa vogal jovem – o que foi noticiado para toda a comunidade nacional. Esse encontro de Mariana com lideranças das diversas regionais proporcionou-lhe perceber o amor e o compromisso das lideranças presentes, que buscavam juntas gestar decisões de cuidado e de ânimo missionário para com a comunidade nacional.

As posturas observadas, segundo Mariana, só confirmam ainda mais sua pertença à Comunidade de Vida Cristã (CVX). De outro lado, o compromisso amoroso com nossos serviços enquanto lideranças da/na CVX, também fez a jovem perceber que precisava retomar seu discernimento. A partir dessa sensação, buscou conversar com nosso assistente eclesiástico nacional, P. Miguel Martins sj e com os membros da CEN, sendo orientada a retomar seus passos orantes com apoio e confronto de sua orientadora espiritual e sua comunidade local. Mariana seguiu a sugestão, enquanto seguia presente nas reuniões remotas da CEN.

Como resultado de cerca de seis semanas de discernimento, ela entendeu que, sendo jovem na CVX, sente-se em fase de apaixonamento por sua comunidade local e gostaria de viver isso inteiramente. Portanto, não caberia estar em função de gestão, olhando para a amplitude da comunidade nacional, quando sente o desejo de olhar para seu interior comunitário. Ao fazer as devidas contemplações de cenários e confrontos por meio das partilhas, Mariana sente-se consolada vivendo intensamente a CVX Alberto Hurtado. Retira o “sim” para ser vogal jovem na CEN e recoloca esse “sim” para sua comunidade local, sem perder de vista que somos uma comunidade mundial. E, a partir da CVX Santo Alberto Hurtado, outros apoios estão em vista para a comunidade regional e nacional.

A secretária nacional, Helma Oliveira, comenta que, a consulta à CER-DF não foi apressada. O entusiasmo por saberem que pensamos em Mariana para a função de vogal, somado ao primeiro “sim” e ao pouco tempo que tivemos com ela, só confirma que foi importante sermos ousados em convidá-la já no tempo da transição das CEN. Isso nos trouxe boas experiências e aprendizados. Edson Guedes, vice-coordenador nacional, completa: “Nesse processo reconhecemos a grandeza de Mariana, sua intimidade com Cristo e o amor à CVX”.

Helma ainda resume as reações da CEN, no momento do seu anúncio para nós:

Mariana foi livre, corajosa, honesta, responsável. E trouxe sua decisão com clareza, serenidade, amorosidade, inteireza. E nos deu grande exemplo de como nos dispor a um discernimento inspirado pelo Espírito Santo. Obrigada, Mariana!”.

Com isso, o Conselho Nacional também a envia às novas missões comunitárias:

Mariana, a gente te envia com bênção e gratidão!” (Marília Peres, vice-coordenadora da Regional Minas).

Realmente, Luz de Deus na sua oração! Rezemos para que o Senhor nos mostre o caminho” (Rutineia Jordão, Coordenadora da Regional Rio).

Endosso o quão importante foi passar por esse processo com a nossa querida Mariana aqui no DF. Crescemos e amadurecemos nesta oportunidade de fazer o discernimento comunitário. Foi de fato muito rico e consolador. Mariana continuará atuante na regional nos grupos de trabalho da regional DF! (Ricardo Jannuzzi, Coordenador da Regional DF e membro da CVX Santo Alberto Hurtado).

Por fim, Mariana se despede do Conselho Nacional:

Pessoal, foi muito bom conhecer cada um de vocês em BH. Eu agradeço à CEN pelo acolhimento, compreensão e respeito pelo meu processo, e por essas generosas palavras postadas aqui pela Helma. Gratidão também ao Ricardo e demais membros da minha comunidade de pertença, pelo apoio e oração conjunta até eu chegar a essa decisão. Sigo consolada no meu pertencimento à CVX e aberta a trabalhar junto com todos vocês, de diferentes formas. Um super abraço!”.

Belo exemplo de discernimento e recolocação do polinômio apostólico (Discernir-Enviar-Apoiar-Avaliar), agora compartilhada com toda a comunidade nacional.

Deus é bom!