Carisma

O fundamento da CVX é o valor de cada pessoa e a convicção de que cada um tem uma vocação divina, que abraça todas as dimensões de sua existência. Somos chamados por Deus: Ele tem a iniciativa, mas respeita nossa liberdade. A pessoa descobre este chamado quando escuta e assume como seus os desejos de Deus. Esse chamado de Deus é a vocação, que se manifesta em nossas inclinações mais profundas e em nossos desejos mais autênticos. A resposta livre ao chamado de Deus dá sentido e dignidade à nossa existência.

 

A vocação à CVX especifica a vocação universal do cristão, mediante três características principais: 

  1. Vocação Inaciana: O carisma CVX e sua espiritualidade são inacianos. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio constituem a fonte específica deste carisma e o instrumento característico desta espiritualidade.
  2. Vocação Leiga e Apostólica: Tem objetivos e características específicas: “Em resposta ao chamado que Cristo nos faz, procuramos atingir esta unidade de vida a partir do mundo em que vivemos”.
  3. Vocação Comunitária: Os membros da CVX vivem a espiritualidade inaciana tendo como referência a comunidade. A ajuda dos irmãos e irmãs que partilham a mesma vocação é um fator essencial para a crescente fidelidade de cada um à sua própria vocação e missão. Por outro lado, a mesma comunhão fraterna entre os membros da comunidade é constitutiva do testemunho apostólico da CVX.

 

A partir de nossa Vocação Particular, formamos uma comunidade apostólica inspirada pela missão de Jesus Cristo e de sua Igreja. Nosso campo de missão não tem limites, partindo das nossas vidas pessoais e onde estamos inserindo até apostolados específicos. Somos enviados para a missão como membros e comunidade por meio de processo de Discernimento, Envio, Acompanhamento e Avaliação.

 

 

Vídeos