Conselho Nacional se reúne pela última vez em 2023

 

Era feriado, mas e daí? Na manhã do último dia 15 de novembro, as coordenações regionais e a coordenação executiva nacional (CEN) da CVX Brasil se reuniram para partilhar a caminhada dos últimos 4 meses e fazer as últimas deliberações e encaminhamentos de 2023, já abrindo as perspectivas para 2024. Apenas a coordenação mineira não conseguiu participar, mas partilhou por áudio, antecipadamente, o movimento intenso que tem feito desde que assumiu, em outubro – com destaque para a imagem da dança de roda, que ressoou nas partilhas dos demais coordenadores regionais.

No restante da pauta, após as partilhas, itens para fechar e avaliar o ano de 2023, já projetando o trabalho da nova CEN, que inicia em janeiro. Primeiro, uma avaliação dos Objetivos e Frutos Esperados, que nortearam o trabalho da CEN 2021-2023. Houve ótimos resultados alcançados, enquanto em outros o progresso foi bastante considerável. Entre os frutos não alcançados, há pistas para seguir trabalhando. “Idealizamos e sonhamos alto, por isso precisamos valorizar o que conquistamos”, afirmou Murilo Vieira, coordenador da regional Sul que assumirá, em 2024, o Conselho Fiscal Nacional.

 

 

O ponto seguinte discutido pelo Conselho foi a carta convocatória para a definição da nova Secretaria Executiva Mundial da CVX, encaminhada neste domingo por e-mail a toda a comunidade nacional. Quem se interessar, deve levar o tema para o discernimento comunitário junto ao seu grupo local e, se confirmado, preencher o formulário encaminhado e fazer contato com a sua coordenação regional até o dia 23 de dezembro. A partir do que o Conselho Nacional tiver, a CEN reunirá todas as indicações da CVX Brasil para fazer o envio ao EXCO.

 

 

Na sequência, o Conselho conversou sobre a proposta da CEN registrada em Assembleia, da criação das Comunidades Eméritas (CVX-E), um conceito novo, mas que já está até previsto no Estatuto Nacional, de certa maneira, a partir do art. 7º. Em resumo, a ideia é que a comunidade discirna se vai se tornar emérita ou não e que isso fique registrado já no novo catálogo nacional, para que a CEN e as coordenações regionais possam distingui-las ao trabalhar as questões administrativas.

 

 

O penúltimo ponto de pauta foram os encaminhamentos pós-AGN. O Conselho apreciou e definiu estratégias para trabalhar cada um dos pontos deliberados pela Assembleia Geral Nacional: a priorização dos postulados relacionados aos temas Juventudes, Formação e Vocação CVX, e Prioridades Concretas para a Missão; o desejo da comunidade nacional de trabalhar mais a fronteira da Espiritualidade, como forma de melhor articular a missão nesta “causa”; as orientações às instâncias regionais para a mudança dos mandatos das CERs (para três anos), a partir das próximas eleições regionais; o convite a ao menos uma pessoa jovem para compor a Coordenação Executiva Nacional a partir de 2024; além das definições relativas ao calendário 2024-2026, de realizar o Encontro Nacional daqui a três anos, meses antes da AGN, aproveitando o feriado de 7 de setembro. A reunião terminou com o Conselho repassando a agenda de próximos eventos que acontecerão ainda em 2023; e programando a primeira reunião presencial do Conselho Nacional, que acontecerá entre 23 e 25 de fevereiro em Minas Gerais.

 

 

Esta foi a última reunião do Conselho Nacional em 2023 e concluiu um período importante de muita parceria entre a CEN e as coordenações regionais. Segue o arquivo completo, com a memória. Para a tesoureira Ana da Conceição, a reunião foi boa e leve. “Temos as dificuldades, mas elas não colocam freio. As pessoas estavam com o olhar bom!”, afirmou ela.  O coordenador Rafael Finatti concordou e complementou. “Também gostei muito, assim vivemos nossa experiência comunitária, complementando uns aos outros. Sem a aprovação do Conselho, provavelmente não teríamos empreendido algumas das principais ações que fizemos ao longo de nosso mandato”, disse ele.

Que esta parceria perdure e siga trazendo bons frutos para a CVX no Brasil!