Terceira noite de partilhas sobre os subsídios a respeito dos compromissos CVX

Nesta quinta-feira (06), a CVX Brasil voltou a encontra-se virtualmente para partilhar as moções do processo de discernimento a respeito dos compromissos CVX. Foi a terceira noite de partilhas promovida pela CEN – desta vez, sobre o texto “Sair de nós mesmos“, escrito pelo coordenador nacional Rafael Finatti.

Veja abaixo alguns dos depoimentos e, também, o vídeo com a gravação do Encontro.

Chama a atenção o envolvimento de todos. A partilha surgiu do interesse pelos subsídios. Cada comunidade esteve envolvida. O Espírito está trabalhando. A juventude também nos provoca a refletir sobre o nosso testemunho. No conjunto das três noites de partilhas, que riqueza! Que bom que estamos juntos! Que Deus nos ajude a ter essa disposição líquida para irmos nos moldando”. (P. Miguel Martins, sj).

Estou na CVX desde 1988. Eu sabia que havia vínculos nacionais e internacionais. Mas quando eu entrei, conversar com pessoas do país inteiro era algo totalmente distante para mim. Me chamou a atenção foi o paralelo das duas palavras: disponibilidade é tudo o que temos para fazer algo; e disposição é a vontade. Não adianta ter disponibilidade, sem disposição. Se a gente não quiser, não rola”. (Marlene, RJ)

Existe um conforto da comunidade em si. As pessoas estão confortáveis dentro de suas comunidades, servindo ali, mas para assumir uma coisa maior, as pessoas refugam e não se atrevem. Deveríamos incentivar mais os compromissos dentro da comunidade, mas também em toda a CVX mais ampla. A comunidade local existe porque existe uma comunidade maior. Se não incentivarmos ou pensarmos em como essa comunidade sobrevive, teremos dificuldades para renovar os cargos”. (Marisa, RJ)

As comunidades têm que rezar muito isso para enviar aos regionais e à nacional. É preciso que haja o discernimento comunitário para enviar membros. Se todas as comunidades assumirem este compromisso, não faltarão candidatos”. (Jairo, BA)

O termo não é omissão. Falta disposição. Se nos dispomos muito, as renovações não acontecem. Os subsídios estão muito ricos”. (Ailton, SP)

Na medida em que nos identificamos com o carisma CVX, por que não nos apresentamos melhor assim para o mundo? É a CVX que me envia para o trabalho em missão, afinal. Comunicação também é dar o testemunho do ser CVX, onde for” (Helma, NE)

No final, antes da benção, o P. Miguel ainda declamou o poema “Como um Rio”, de Thiago de Mello:

COMO UM RIO
Ser capaz, como um rio
que leva sozinho
a canoa que se cansa,
de servir de caminho
para a esperança.
E de lavar do límpido
a mágoa da mancha,
como o rio que leva,
e lava.
Crescer para entregar
na distância calada
um poder de canção,
como o rio decifra
o segredo do chão.
Se tempo é de descer,
reter o dom da força
sem deixar de seguir.
E até mesmo sumir
para, subterrâneo,
aprender a voltar
e cumprir, no seu curso,
o ofício de amar.
Como um rio, aceitar
essas súbitas ondas
feitas de água impuras
que afloram a escondida
verdade nas funduras.
Como um rio, que nasce
de outros, saber seguir
junto com outros sendo
e noutros se prolongando
e construir o encontro
com as águas grandes
do oceano sem fim.
Mudar em movimento,
mas sem deixar de ser
o mesmo ser que muda.
Como um rio.
Thiago de Mello, Mormaço na floresta, 1981.