Equipe de Formação Nacional realiza segundo encontro virtual de Assessores

 

Na manhã deste sábado, dia 19 de agosto, a Equipe Nacional de Formação promoveu o segundo encontro virtual de assessores da CVX no Brasil. Trinta pessoas participaram do momento formativo, orante e de partilha: primeiro, um breve momento de oração inicial; depois, a fala do P. Miguel (Assistente Eclesiástico Nacional) sobre a conversação espiritual e o discernimento comunitário (acesse o material aqui); na sequência, partilhas em grupo (exercitando a conversação), plenária e o encerramento.

Vários pontos puderam ser discutidos, como a questão da escuta e de ir livre dos afetos e com a indiferença inaciana, para poder se entregar e estar presente e aberto ao que vem, tanto da comunidade, quanto da realidade; a simplicidade de saber que está assessorando a partir do Espírito Santo; o olhar de esperança; as comunidades que se reúnem virtualmente e os percursos de acolhimento; e a importância da vida de oração, da partilha de materiais e de mais encontros como este.

“A CVX é uma comunidade laical, inaciana e apostólica. Quando uma comunidade tem várias pessoas, com várias funções diferentes na paróquia, é a comunidade apostólica que está ali nos vários apostolados. Mas o modo que temos para cultivar isso é a conversação espiritual. Em Buenos Aires, fomos desafiados a exercitar isso e os frutos da Assembleia foram convergindo de uma forma muito consoladora, naquela babel de mais de setenta países representados por 204 delegados. É muito importante que os assessores exercitem esta metodologia e levem isso para as suas comunidades”, reforçou o P. Emmanuel Araújo, sj, sobre o tema da manhã.

Veja abaixo a gravação do encontro: