Por todo o Brasil, CVX lamenta o falecimento do Padre Onofre Araújo, sj

 

Com imenso pesar, a CVX no Brasil inteiro lamentou hoje a morte do querido Padre Onofre Araújo Filho, SJ, aos 59 anos. Reitor da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no centro de Curitiba, ele faleceu na manhã desta quarta-feira devido a um infarto enquanto visitava a família, em Belo Horizonte. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Nascido num primeiro de abril (de 1964) em Januária-MG em 01/04/1964, Onofre foi ordenado padre em 10/08/2002, em Indaiatuba-SP. Desde outubro de 2022, desempenhava com dedicação o papel de Reitor da Igreja do Rosário, com diversas iniciativas para apresentar a espiritualidade inaciana através da arte, da cultura e do olhar político e social. A notícia de sua morte gerou comoção na cidade. Confira aqui uma breve biografia dele, elaborada pela Província dos Jesuítas do Brasil.

Sua missão consistia num constante plantio de sementes de amor e fé, por todos os lugares por onde passou. Seu jeito manso e sempre muito focado em cada ser humano era marcante: diferenciava-se por olhar nos olhos das pessoas durante a leitura do Evangelho, por fazer a homilia falando com o coração e, especialmente na hora da comunhão, por dar um testemunho tão singelo quanto simbólico. “Ele dizia: ‘todos estão convidados a comungar, todos! – Repetia o ‘todos’ porque fazia questão de acolher as pessoas, não importava quem fosse”, lembrou Hamilton Michel, da CVX Nossa Senhora da Estrada (Curitiba-PR).

Segundo o coordenador nacional da CVX no Brasil, Rafael Finatti, toda a comunidade nacional ficou desolada com a notícia do falecimento do Padre Onofre. “Sem dúvidas, deixou marcas importantes por onde passou. Fará muita falta. Que possamos dar continuidade à sua missão, buscando meios tão criativos quanto ele encontrava para apresentar a espiritualidade inaciana às pessoas”, disse ele.

Os depoimentos dos membros CVX de diversas regionais expressam a saudade antecipada e a admiração por este amigo e parceiro:

  • “Eu tinha uma grande admiração por ele e pela forma como ele conseguia estabelecer laços fortes. Era muito criativo na missão de apresentar a espiritualidade às pessoas”. (Padre Nereu Frank, sj, diretor-geral do Colégio Nossa Senhora Medianeira)
  • “Era uma pessoa especial. Estará sempre presente entre nós, através dos símbolos que construiu: o presépio, a forma como organizava a Igreja, as velas…” (P. Agnaldo Duarte, sj)
  • “Estou sem acreditar! Que Deus o acolha e console a família! Um grande amigo! Um grande seguidor de Jesus” (Graça Lopes, CVX Dom Luciano, Regional DF)
  • “Fará muita falta. Espalhou o bem por onde passou. Louvamos e somos gratos por sua vida”. (Lucia Coelho, CVX São José de Anchieta, Regional Rio)
  • “Meu Deus 😱. Fiz experiência Magis com ele em 2013, que triste notícia”. (Leticia Rodrigues, Pré-CVX Peregrinos de Nossa Senhora de Montserrat, Regional Nordeste)
  • “Ahhhh que notícia triste gente, ele era um querido. Deus conforte a família dele……imagino a tristeza que estão passando😞”. (Gilmara Zeule, CVX Peregrinos de Nazaré, Regional SP)
  • Aqui na Bahia ajudou muito na vivência da espiritualidade inaciana e tinha um jeito peculiar de “declamar” o evangelho do dia como se já estivesse fazendo a homilia… SAUDADES ETERNAS deste Jesuíta , ser humano exemplar 😭😭 (Norma Queiroz, CVX Vida e Esperança, Regional Bahia)
  • “A gente não é mesmo muita coisa. Precisamos estar sempre com o coração voltado para o Deus amoroso. Fiquei surpreso e muito triste. Era uma pessoa que o mundo amava. A regional Bahia sabe o valor e o respeito que o P. Onofre tinha” (Antonio Carlos Bispo, CVX Santíssima Trindade, Regional Bahia)
  • “Ele estava fazendo um lindo trabalho aqui em Curitiba. Plantou muitas sementes que já estavam germinando e ainda vão germinar, florescer e dar frutos.” (Célia Lense, CVX Nossa Senhora Medianeira, Regional Sul).