Espaço Magis Curitiba realiza EEJ Online

Eles não sabiam se era a melhor denominação, mas “EEJ online” foi a escolhida; então, mobilizada em seguir as recomendações de isolamento social, a equipe do Espaço Magis Curitiba cancelou o EEJ agendado para o último final de semana de março (27 a 29) e resolveu oferecer aos inscritos uma adaptação online. Deu certo.

“Sugerimos uma programação para o final de semana composta por 3 momentos de oração, uma LIVE, acompanhamento espiritual individual feito virtualmente também e missa pela TV. Alguns jovens toparam esse desafio junto conosco e posso dizer que, para uma primeira experiência de adaptação dos Exercícios Espirituais para Jovens realizado de forma totalmente virtual, tivemos sucesso e de alguma forma fizemos a mensagem chegar a eles”, afirmou Vinicius Riechi, atual coordenador do Espaço Magis Curitiba.

Como principal momento, uma vídeo chamada aberta a todos e transmitida ao vivo no YouTube da CVX Brasil, na qual Rafael Rosado (Finha), da CVX Nossa Senhora da Estrada e coordenador do EEJ, trouxe uma reflexão a respeito do atual momento e de como encontrar-se com Deus em meio a tudo isso. Segundo ele, a situação nos faz pensar em sofrimento, o que nos leva a muitas perguntas de “porquês” e, a partir do olhar para o Cristo, encontrar pistas e perguntas novas:

“A primeira pista que precisamos olhar é que, absolutamente, Deus não deseja o sofrimento. O sofrimento faz parte da liberdade que Deus nos dá e, com ele, sempre algo novo nasce. Quando olhamos para todas as curas que Jesus fez, vemos quantas pessoas passaram a seguir Jesus ou se tornaram pessoas melhores porque viram aquele bem que foi feito a partir daquela situação de sofrimento. A história de Inácio de Loyola também é cercada de sofrimento e é bonito pensar que, de alguma forma, como fruto desse sofrimento, estamos aqui hoje em um momento inaciano”, refletiu Finha, acrescentando que, no fundo, todo sofrimento nos leva ao que é essencial, algo que é próprio da espiritualidade inaciana. “Inácio era um mestre em discernir momentos de desolação e, segundo ele, Deus só nos manda consolações. Mas Ele, no entanto, permite que nos desolemos. E aqueles que vão caminhando espiritualmente descobrem pouco a pouco que da desolação a gente colhe alguns dos frutos mais bonitos da vida espiritual”.

Para os participantes, a live ajudou nas reflexões pessoais. Cecília Ayaco, por exemplo, enviou a foto acima para mostrar como se organizou para rezar, agradeceu pela preparação do material e pela conversa ao vivo e disse que os primeiros aprendizados que teve no isolamento social foram justamente sobre pensar no que é essencial na vida. Além, disso, outras mensagens importantes do final de semana foram o olhar para a realidade atual, de sofrimento, com os olhos de Deus; e a importância das perguntas, para além das respostas: a partir do que estamos vivendo, o que somos chamado a questionar em nossas vidas e realidade?

Confira a live feita no dia do EEJ online: