Equipe Nacional de Espiritualidade realiza sua primeira reunião

Na manhã deste sábado (28), a CEN reuniu pela primeira vez a Equipe Nacional de Espiritualidade da CVX Brasil. Foi um momento de partilhas e alinhamento, em que Ceci (SP), Marília (MG) e Rosângela (RJ) partilharam seus ânimos, expectativas, alegrias – e também seus temores – quanto ao discernimento que fizeram nas últimas semanas.

“Pra mim, o SIM ficou claro quando rezei a liturgia do 3º domingo da Páscoa: ‘arrastou a rede e a rede não se rompeu’. Eu posso ir e a rede não vai se romper”, afirmou Marília.

A ideia da CEN para a Equipe Nacional de Espiritualidade é a de favorecer a aplicação do polinômio apostólico (Discernir, Enviar, Acompanhar e Avaliar) quanto às obras da CVX no Brasil que atuem dentro da primeira preferência apostólica universal da Companhia de Jesus, qual seja, ‘Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do Discernimento’.

Para esta equipe, será necessária atitude proativa para se aproximar das iniciativas e ofertas que têm acontecido nas nossas instâncias regionais, procurando acompanhá-las, avaliá-las, compartilhá-las e potencializá-las. Além disso, é importante que a equipe reflita sobre novas possibilidades de ações, articule possíveis parcerias dentro e fora da CVX, fortaleça as já existentes (especialmente as ações junto à Rede Servir – Rede Inaciana de Colaboração, Fé e Espiritualidade) e tenha autonomia para chamar e enviar novas pessoas em missão.

“Quando olhamos para vocês três, enxergamos a espiritualidade muito bem refletida em cada uma, será natural que se tornem referências para a comunidade nacional”, afirmou Helma, vice-coordenadora da CEN. Para Ana Martins, tesoureira da CEN, a reunião foi muito proveitosa. “As pessoas que se dispuseram realmente foram escolhidas a dedo pelo Espírito Santo. Deus é bom e capacita os seus”.

O próximo passo da Equipe, agora, será aprofundar e discernir os melhores caminhos deste serviço, construindo junto com a CEN um plano de trabalho. Logo teremos novas notícias. Rezemos por elas e por este processo!