CVX Regional Sul realiza Assembleia Geral online, filia novos grupos, renova estrutura de órgãos auxiliares, discerne postulados e elege nova CERS

A CVX Regional Sul realizou no último final de semana, entre os dias 19 e 21 de novembro, sua primeira Assembleia Geral Regional online. Foram 3 dias de muitas deliberações, mas com muitos bons frutos. Além das votações ordinárias, a Assembleia celebrou a filiação de três novos grupos, elegeu uma nova coordenação executiva, deliberou sobre postulados e outras propostas. No total, pelo menos 53 pessoas participaram de algum dos momentos da AGR, inclusive Marlene e Helma, da CEN. Veja abaixo um resumo de como foi.

Sexta-feira (19)

O coordenador regional, Murilo Vieira (CVX Francisco) deu as boas-vindas a todos os presentes e convidou a Comunidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais a fazer a oração inicial. O grupo leu uma oração atribuída a Santo Oscar Romero:  

De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos a força de fazer qualquer coisa e fazê-la bem. Pode ficar incompleto, mas é um início, o passo de um caminho. Uma oportunidade para que a graça de Deus entre e faça o resto. Pode acontecer que nunca vejamos a sua perfeição, mas esta é a diferença entre o mestre de obras e o trabalhador. Somos trabalhadores, não mestres de obras, servidores, não messias. Somos profetas de um futuro que não nos pertence.

 

Na sequência, o grupo apresentou um vídeo de uma oração entoada pelo Coral Santo Inácio. “Que hoje e neste final de semana, possamos estar reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”, pediu Vinicius Riechi, coordenador da Comunidade. 

Após a chamada dos grupos, foi momento de celebrar a filiação das duas novas Comunidades (CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e CVX Esperança) e da Pré-CVX Amai-Vos, de Porto Alegre. Cada coordenador falou sobre o processo de seus grupos e apresentou os membros presentes. Depois disso, Murilo apresentou as regras relativas às deliberações gerais da Assembleia; e o cronograma para os três dias de AGR. Então, apresentou um mapa que resumiu o perfil da CVX Sul, conforme a última atualização do catálogo regional, no início do ano.

A partir daí, começaram as deliberações: foram aprovados os relatórios de atividades (via boletins “Nossa Missão Comum”, produzido pelo Setor de Comunicação da Regional; e com base nos vídeos produzidos pelos órgãos auxiliares – da representação eclesial, do Secretariado da Justiça Socioambiental, do Secretariado da Espiritualidade, do Secretariado das Famílias, do Secretariado das Juventudes, do Espaço Magis Curitiba e da Secretaria de Formação) e a prestação de contas; definidos três projetos para concorrer ao Fundo Social; e aprovada a diretriz que define o que é uma obra da CVX Regional Sul.

A sexta-feira terminou com um divertido bate-papo, conduzido pelo vice-coordenador Hamilton Michel.

Sábado (20)

A tarde de sábado começou com uma oração inicial proposta pela Pré-CVX Amai-Vos, de Porto Alegre. Eles entoaram a música Certas coisas para dizer”, de Jorge Trevisol; refletiram sobre a passagem de 1 Cor 12, 4-13; e terminaram cantando Alma Missioneira. As horas seguintes foram dedicadas aos debates e votações sobre os postulados. Desde 2017, a CVX Sul tem utilizado desta estratégia para olhar para a sua estrutura e para a sua missão e definir direcionamentos relativos ao tripé cevequiano. Foram 13 postulados e as deliberações foram as seguintes:

  1. “Reafirmar a necessidade de avaliação sistemática da estrutura atual da regional para aprimorar o acompanhamento da nossa missão” – aprovado por unanimidade. 
  2. Organizar encontros periódicos, de formação e confraternização, entre as comunidades e pré-comunidades da Regional Sul” – rejeitado por 63,6% dos votos.
  3. “Eliminar o Setor de Comunicação da estrutura regional e atribuir as funções e os processos pertinentes à função do Secretário da CERS” – rejeitado por 54,5% dos votos. 
  4. “Incorporar a Secretaria de Formação à CERS, nomeando uma pessoa para ocupar este cargo e eliminando a Secretaria da estrutura regional” – recomendado estudo, por 54,5% dos votos.
  5. “Estudar e aprofundar a reflexão sobre quem deve ser considerado membro para a CVX Regional Sul: o grupo ou a pessoa que tem compromissos?” – aprovado por 81,8% dos votos.
  6. Articular a comunidade para acolhimento das crianças, propiciando um espaço para que seja trabalhada a Espiritualidade Inaciana” – incorporado por 63,6% dos votos. 
  7. “Motivar e aprofundar os compromissos cevequianos” – incorporado por 81,8% dos votos.
  8. Priorização da temática Casa Comum como tema gerador de ações da Comunidade, visando concretizar os verbos SAIR e APROFUNDAR no campo da Justiça Socioambiental” – incorporado com 63,6% dos votos. 
  9. “CVX a serviço da Espiritualidade Inaciana interagindo com as equipes das Escolas Jesuítas na evangelização das Famílias” – incorporado com 81,8% dos votos.
  10. Formação sistemática para membros da CVX sobre espiritualidade inaciana e educação” – incorporado com 54,5% dos votos. 
  11. Articular a comunidade para apoiar e promover os espaços de acolhida para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade” – incorporado por unanimidade entre os votantes. 
  12. Gestão do fundo apostólico feita pelos secretariados e compartilhada com as comunidades” – aprovado com 72,7% dos votos.
  13. “Que a próxima edição do Fundo Social seja “turbinada”, em favor dos mais vulneráveis, com um valor de 10 mil reais (ao invés dos 5k atuais)” – aprovado com 81,8% dos votos.

A tarde terminou com a missa presencial em Porto Alegre, transmitida via YouTube direto da Igreja da Ressurreição, no Colégio Anchieta. Murilo Vieira foi até a capital gaúcha para acolher a nova pré-CVX, a primeira no Rio Grande do Sul. Veja como foi:

Domingo (21)

A recém-filiada CVX Esperança conduziu o momento de oração do domingo, primeiro com o mantra “Fé, fundamento da esperança, certeza do que está por vir”, composto e gravado por eles; e depois com a fala do Rogério, coordenador do grupo e aniversariante do dia, a partir do Evangelho de Mateus 18, 20. Depois disso, a última parte da AGR da CVX Sul 2021 teve deliberações rápidas, porém muito importantes. Foram aprovados o calendário e o orçamento regional para 2022-2023; e definido o fim da eleição para o Conselho Fiscal Regional, que passa a ser automaticamente formado pelos tesoureiros das comunidades e pré-comunidades filiadas. Com isso, a Assembleia também aprovou seu novo Regimento Interno, que dá conta desta mudança.

Na sequência, foi eleita a nova Coordenação Executiva Regional Sul: Daniele Rosado (CVX Nossa Senhora da Estrada), Fábio Belli (CVX Nova Aliança), Murilo Vieira (CVX Francisco) e Patrícia Castellano (CVX Santo Estanislau Kostka) assumem a partir de janeiro de 2022, com mandato até dezembro de 2023. Até o fim de dezembro eles devem discernir sobre quem ocupa cada um dos cargos da CERS. Célia Lense (CVX Nossa Senhora Medianeira) e Vinicius Riechi (CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais) serão respectivamente primeira e segundo suplentes.

Ao final da Assembleia, foi apresentada a nova estrutura regional (ver ao lado), comentada pelo Ir. Sidney Mayer, assistente eclesiástico:

O primeiro ponto é fazer memória do espírito das últimas Assembleias, não só mundiais e nacionais, mas principalmente regionais, que é semelhante ao daqueles primeiros companheiros de Santo Inácio. O grupo se reúne para pensar e rezar sobre suas dúvidas, sobre quem realmente eles são. A CVX também poderia ser como os apóstolos, cada um com sua missão. Mas quando achou que estava tudo resolvido, a comunidade se reconheceu como corpo apostólico. E esse movimento a nossa CVX vem fazendo.

O segundo ponto, da oração de sexta-feira, é a consciência de que somos limitados, mas que podemos sempre dar um passo de abertura para a ação da graça de Deus.

Um último ponto de partilha é uma espécie de oração para o futuro: reconhecer todos os benefícios recebidos, reconhecer que somos limitados mas animados por Deus, e encomendar isso para o futuro. Temos meios para alcançar os fins para os quais fomos chamados. A CVX Sul entendeu esses elementos básicos de sua votação: ninguém precisa colocar em dúvida a comunidade, que é meio para a CVX realizar sua missão. O contexto da nossa Igreja nos pede a revisão dos meios, o Papa Francisco nos chama à sinodalidade. Esse meio nós temos que colocar nas nossas orações, como podemos concluir o sínodo e o chamado do Papa Francisco: comunhão, participação e missão. A Assembleia como meio para encontrar e realizar a vontade de Deus. Dar voz a todos. Para tanto, a importância da conversação espiritual, aquilo que em nossas comunidades chamamos de rondas. Isso deve acontecer nas nossas comunidades sempre, e mais especificamente sobre a temática do sínodo; e de alguma forma deveríamos levar às instâncias da Igreja as nossas percepções sobre este conteúdo do sínodo.  

 

E após a fala do Ir. Sidney, uma sequência de partilhas, algumas bastante emocionadas e gratas pelo processo e pelo apoio de familiares e comunidades locais. A Assembleia foi encerrada celebrando a graça e a ação do Espírito. Abaixo, algumas imagens – especialmente do encontro presencial do coordenador Murilo Vieira com o grupo de Porto Alegre.