CVX participa do Encontro Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade: “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)

Aconteceu em Brasília nos dias 6 a 10 de março a quarta etapa do Sínodo sobre a sinodalidade (*esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a caminhar juntos) 2021-2024 da América Latina e Caribe, com os países do Cone Sul. A fase continental é parte do itinerário sinodal, que se desenvolveu desde a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que visa dar corpo às percepções vindas das Igrejas locais em uma perspectiva continental. Na América Latina e Caribe iniciou-se em fevereiro/2023 e culminou com o encontro de Brasília.

Participaram 186 pessoas, dentre leigos, religiosos/as, diáconos, presbíteros e bispos, da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil, vindos de vários locais, esperançando o “novo jeito de sermos Igreja”. “Como Pedro, Tiago e João, fomos conduzidos por Jesus para esta alta montanha (Mt 17, 1) a voltar o olhar para Cristo, contemplar a beleza da sinodalidade e caminharmos juntos em direção a uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, afirmou Maria do Socorro Laurentino de Carvalho, a “Socorrinha” da CVX Dom Luciano, da regional Distrito Federal, que representou a CVX no Encontro a convite do CNLB e da CEN.

Além de Socorrinha, o assistente eclesiástico nacional da CVX Brasil, P. Miguel de Oliveira Martins Filho, sj, também participou: em parceria com o P. Óscar Martín, eles facilitaram a etapa através da metodologia da “conversação espiritual”. Os participantes foram agregados em vinte e um grupos (abaixo, o grupo de Socorrinha), onde partilhavam o que tocava internamente, a partir da escuta ativa e receptiva. O “Documento de trabalho para a Etapa Continental” (DEC), contendo a síntese da conferências episcopais de todo o mundo, foi utilizado como subsídio.

Para Socorrinha, o encontro valeu para exercitar o “caminhar juntos” e como oportunidade para viver em sinodalidade. “Fomos caminhando numa experiência inédita, fruto da superabundância do Espírito, que nos abria os olhos para reconhecer Aquele que caminhava conosco pelo caminho (Lc 24, 32) e ouvir a voz do Filho bem-amado (Mt 17, 6)”, afirmou. “Em uma leitura orante do DEC, atentos à realidade que o Documento está nos trazendo, nos colocávamos em atitude de escuta: em direção a uma Igreja sinodal missionária; uma escuta que se faz acolhimento; irmãs e irmãos para a missão, comunhão, participação e corresponsabilidade, vida sinodal e liturgia. É a sinodalidade tomando forma, momento de louvarmos e agradecermos a Deus por tantos dons recebidos: pelo Papa Francisco, o Sínodo, o processo sinodal, por toda a Igreja”, entusiasmou-se ela – que também celebrou a experiência do encontro com irmãos e irmãs de diferentes países e regiões, inclusive pessoas da CVX (na foto abaixo, com Maria e Leonardo, da CVX Uruguai).

“Neste cenário, neste Pentecostes, somos chamados a alargar o espaço da nossa tenda (Is 54,2) e a caminhar com o Povo de Deus em suas dores e esperanças2. Como CVX, comunidade cristã de leigos/as batizados/as somos chamados a parar e voltar o olhar para Cristo: a luz, que ilumina profundamente o mistério da vida, a luz da esperança, a luz para atravessar as trevas”, concluiu Socorrinha.

Confira abaixo uma memória fotográfica do Encontro Continental; e um balanço do Encontro. Ambos os vídeos foram produzidos pela CELAM TV, do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho.