CVX no Brasil apoia formação sobre Economia de Francisco e Clara

A segunda edição do curso “Economia de Francisco e Clara: Perspectivas para propor novos processos”, organizado pela PUCSP e liderado pelo advogado Alan Faria Andrade Silva, que é membro da CVX Cardoner (São Paulo), está com inscrições abertas. As aulas começarão no dia 17 de maio e acontecerão sempre online, às terças-feiras, das 19h às 21h, durante 7 semanas. Entre os professores, nomes importantes como Ladislau Dowbor, Willis Santiago Guerra Filho, Regina Vera Villas Bôas, Francisco Borba Ribeiro Neto e Rosana Manzini, que debaterão os seguintes temas:

    • Economy of Francesco para Economia de Francisco e Clara e as aldeias temáticas
    • Religião, Economia e Direito: qual topos possível?
    • OIKÓS NOMÓS = o cuidado com a casa comum
    • Perspectivas teológicas cristã católicas para iniciar processos
    • Estado Socioambiental e Democrático de Direito: Mudanças efetivas pela transversalidade.
    • Conexões existentes ou condão visível nos ensinamentos do Papa Francisco

Além das aulas expositivas, o curso contará ainda com um momento para apresentação e compartilhamento de referências de atividades relacionadas ao conceito de “nova economia” – oportunidade para conectar-se com experiências regionais, nacionais e internacionais inovadoras e que seguem a proposta do Papa Francisco.

“É com grande alegria que anunciamos a abertura do curso, o qual pretende apresentar a proposta do Papa Francisco em alterar a economia atual e construir a economia do amanhã e envolver toda sociedade civil neste processo transformador e contínuo”, celebra Alan. “Na primeira edição, participaram diversas pessoas com variadas formações e seguimentos, católicos e de outras religiões, mas todas identificadas com as propostas e iniciativas do Santo Padre”, explica ele. Entre os participantes da primeira edição, três membros da CVX Regional Sul: Fábio Belli (CVX Nova Aliança), Rafael Finatti (CVX Santo Estanislau Kostka) e João Carlos de Carvalho Rocha (Pré-CVX Amai-vos) – este último, inclusive, passou a colaborar com oficinas promovidas por Alan sobre a temática (ver foto abaixo).

Segundo o organizador, a ideia do curso é envolver os participantes para que localizem em volta da sua vivência experiências concretas convergentes com a proposta da Economia de Francisco e Clara, “para reconhecer os oásis de uma economia fraterna já existente”. Nesta edição, a novidade será a presença de representantes dos jovens que estão se preparando para representar o Brasil no encontro com o Papa em Assis (Itália), entre 22 e 24 de setembro. “Contamos com sua presença e partilha no reconhecimento das economias fraternas existentes!”, conclama Alan.

Para o coordenador nacional da CVX no Brasil, Rafael Finatti, a oportunidade formativa precisa ser aproveitada ao máximo. “É um curso leve de ser feito, mas ao mesmo tempo bastante profundo, que suscita diversas reflexões. Convido todos a se inscreverem, de forma que façamos da CVX uma importante aliada do Papa Francisco para multiplicar suas ideias de uma nova ordem econômica mundial, que cuide de nossa casa comum e de todos nós”, afirma.