Companheiras da CVX Profeta Peregrino participam de eventos celebrativos do Dia Internacional da Mulher

Público do Cine Fórum

No contexto das Campanhas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março (8M), integrantes da Comunidade de Vida Cristão (CVX) continuam envolvidas com ações de conscientização das desigualdades sociais que vulnerabilizam mulheres. Desta vez, companheiras da CVX Profeta Peregrino, Regional Nordeste, participam de ações sociais na cidade de João Pessoa (PB),

 

Roda de Conversa: 8M e violências contra as mulheres em contexto doméstico-familiar

Em João Pessoa, as mulheres assistidas pelas pastorais sociais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (há décadas gerida por jesuítas) foram convidadas a participarem, no dia 8 de março, de uma roda de conversa sobre desigualdades de gênero e violência contra mulheres. A querida Josefa Marlene (Zefinha) participou da organização do evento e trouxe sua companheira de CVX, Helma Oliveira, para conduzir o tema. A conversa iniciou com breve esclarecimento sobre o surgimento do Dia Internacional da Mulher e, na sequência, todas ouviram músicas temáticas, no intuito de que trechos das letras fossem motivadoras dos diálogos. Espontaneamente, foram aparecendo assuntos relacionados das violências, além de esperanças e desagrados relacionados à percepção daquelas mulheres sobre as medidas político-jurídicas no combate as violências e mortes de mulheres em razão do gênero.

 

“Acho que deu certo, né? As mulheres se envolveram na conversa, gostaram bastante. Disseram que a palestra foi muito boa, que elas entenderam… Foi muito bom”, comentou Zefinha.

“Conseguir ter a atenção de cerca de 30 mulheres e deixá-las à vontade fez surgir importantes (e tristes) exemplos de vida conectados com definições de violências (em especial, a psicológica). Minha ideia com as músicas era também promover a percepção de que, quando, nós mulheres, conseguimos reconhecer nossas emoções, “de acolher nossas almas”, como sugere uma das músicas, é possível entender quando violências supostamente “sutis” acontecem. Mesmo que a gente não saiba defini-las em termos formais, o alerta surge dentro de nós”, explicou Helma.

As músicas apresentadas foram: Desconstruindo Amélia (Pitty), Triste, louca ou má (Francisco, El Hombre) e Germinar (Flaira Ferro).

 

 

 

 

 

 

 

 

Cine Fórum IHU-PB

No sábado, 16 de março, aconteceu o Cine Fórum do Instituto Humanitas da Paraíba (IHU-PB), o qual conta com a parceria de membros CVX na realização de parte de suas atividades. O IHU-PB convidou a comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e tantas outras pessoas que Instituto alcança, para participar de uma sessão de cinema, com direito a pipoca e tudo!

O evento do Cine Fórum usa da projeção de filmes temáticos para, em seguida, gerar um debate, com vista ao aprofundamento crítico e vivencial das pessoas participantes.

Nesta oportunidade, Célia Maria, companheira da CVX Profeta Peregrino, e voluntária do IHU-PB, assumiu a função de mediadora e motivadora do debate inspirado no filme Que horas ela volta? (Direção: Anna Muylaert | Roteiro Anna Muylaert |Ano: 2015 | Duração: 1h 52min | Gênero: drama).

O filme realmente instigou o debate. Algumas mulheres se identificaram com situações de desigualdade social presentes história da personagem principal e relataram como buscavam ultrapassar os desrespeitos, a exemplo, de uma empregada doméstica que reconhece já ter sido tratada com distinção em seu ambiente de trabalho e que se orgulha por ter filhos com ensino superior completo. Conquista familiar evidenciada diante das discriminações sofridas.

As ações sociais (e pastorais) relatadas geram bons momentos de evangelização no sentido de promover o respeito às mulheres e a igualdade de direitos, ou seja, possibilidade de justiça social e sentidos de fraternidade e de amizade social.