CEN lança subsídios para rezar os compromissos CVX

Neste dia 25 de março, celebramos a Anunciação pelo anjo Gabriel à Nossa Senhora, em que um “sim” de entrega à vontade de Deus inicia o tempo da Encarnação do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, também comemoramos o Dia Mundial da CVX. Neste ensejo, a CEN convida a todas e todos para unir-se em oração e vivenciar um abençoado caminho até o Encontro Nacional e a Assembleia Nacional da CVX, refletindo sobre os compromissos com a Comunidade de Vida Cristã.

Esta peregrinação espiritual levará em conta o tema do Encontro que acontecerá em Salvador: “Nosso compromisso com os caminhos da esperança”. A ideia é que toda a comunidade nacional reze, cada uma e cada um, reze o comprometimento e identificação com a CVX, para então discernir como ser melhores testemunhas de Cristo e a que missões se dispor para a construção do Reino. O convite é para que todos nos animemos a professar os compromissos CVX, temporário ou permanente, segundo nossos Princípios Gerais, ou mesmo renovar os compromissos permanentes já professados – na data que for mais significativa para isso, ao longo deste ano vocacional que estamos vivendo.

Dentro deste contexto, e das novidades já apresentadas sobre os processos decisórios da CVX no Brasil a partir deste ano (postulados e mudanças no processo eleitoral, além da manutenção da Assembleia Geral Nacional na modalidade online), considerando nossa identidade inaciana que se fundamenta na oração para um melhor discernimento individual e comunitário, a CEN desejou escrever cartas motivadoras, como um gesto atencioso de proximidade e unidade. Cada pessoa da Coordenação Executiva Nacional deixou sua marca nestas cartas – e juntas elas acabaram por formar um roteiro de oração sobre o compromisso CVX. O primeiro e o último roteiro são indicados para a oração comunitária, numa reunião presencial ou virtual; enquanto as cartas de percurso (3) destinam-se à oração pessoal.

Para ficar ainda mais concreto este processo, procuramos elencar abaixo o nosso calendário. Entendemos que isso facilitará a organização de todas as comunidades:

  • 26/mar a 30/jul: Tempo de oração pessoal e comunitária (roteiros de oração em anexo);
  • 31/jul: Data final para propor postulados e enviar as fichas das pessoas que se dispõem à CEN e ao CFN.
  • 31/jul e dias próximos: em alusão ao Dia de Santo Inácio, esta é a primeira data sugerida para professar os compromissos CVX, em celebração a ser organizada pela coordenação regional;
  • 6-10/set: Encontro Nacional (todas as pessoas presentes serão chamadas a professar os compromissos).
  • 11/set a 27/out: Eleições online (CEN, CFN, postulados e outras deliberações pertinentes à Assembleia Geral Nacional)
  • 28-29/out: Assembleia online, nos moldes do que fizemos em 2021: confirmação das votações online; e celebração comunitária.

Qualquer dúvida, entre em contato com a CEN, via WhatsApp ou pelo e-mail cvxbrasil@cvx.org.br.

Que esta jornada de oração e discernimento comunitário seja um período profícuo para todas e todos. Deus nos abençoe, Maria dê a sabedoria necessária e Santo Inácio de Loyola inspire na fidelidade à missão de Cristo!