Vivência TransfigurAR

Em meio a tantas situações que nos trazem a sensação de não conseguir respirar,
irmanados pela presença de Jesus e pelo espírito de partilha,
que possamos reacender o brilho em nossas faces
e reavivarmos a fé e a esperança para seguirmos nossas missões no mundo.

Na tarde do dia 17 de julho de 2021 ocorreu a Vivência TransfigurAr no Regional Nordeste da CVX no Brasil.

Considerando os impedimentos de grandes encontros presenciais e, de outro lado, a importância de fortificar os vínculos comunitários entre as pessoas que compõe a CVX no Nordeste, a coordenação Regional ampliou sua equipe e preparou esta vivência de modo virtual. A Vivência visava trazer a sensação de respiro, de ânimo, de inspiração, de vida em comunidade.

A leveza do encontro, o sentido de proximidade, de unidade foram destaques deste evento que inspirou a compreensão de que não estamos sós, que somos uma grande comunidade, que diante das adversidades (sombras) podemos ser acolhimento (luz) entre/para nós e outros.

Após conversas iniciais, partilha de emoções sentidas na chegada, todas e todos foram levadas/os a um momento de relaxamento e contemplação que os levaram ao Monte Monte Tambor (Lc 9, 28-29) e, por meio da visão da Transfiguração da Santíssima Trindade, se sentir “transfigurados” um no outro, um corpo só, uma única comunidade, e puderam partilhar sobre as luzes e as sombras vividas em tempo de pandemia – “como nem sempre é ‘meio-dia’, sabemos que na nossa caminhada, além das luzes, experimentamos também as sombras”.

Com velas acesas e almas iluminadas, as/os participantes assistiram ao vídeo “Somos Um” e ainda ouviram um texto-oração escrito por nosso amigo Orlando Dantas (in memorian), fonte de luz em vida terrena e depois do seu encontro com Deus.

CVX-CER-NE
Helma Oliveira, Rosa Caraça, Honorata Ferreira e  Pe. Emmanuel Araújo

Texto-oração escrito por Orlando Dantas

Amanheci estranho, um misto de inquietação e alegria muito intensas.
Bem cedo me pus a rezar agradecendo a Deus pela existência de Iñigo de Loyola.
Tão distante geográfica e temporalmente ele viveu e o sinto como se fossemos amigos que crescemos juntos.
Sua ousadia maior foi silenciar, esvaziar-se e abrir -se à graça de Deus.
Guiado pela Trindade e Maria ele ousou abandonar-se como um aluno se entrega ao cuidado amoroso de seu mestre e vai aprendendo, experimentado e crescendo no conhecimento mais íntimo de Jesus Cristo, Amigo, Mestre e Senhor Nosso.
Seu legado para todo o mundo é os Exercícios Espirituais, caminho de oração que nos leva a mergulharmos em nosso íntimo e nos encontrarmos com nosso princípio e fundamento, Jesus Cristo.
Sua provocação é para sermos “companheiros de Jesus” e, cada um à sua maneira, sermos MAG+S para o próximo.
Sua maior conquista foi alcançar a liberdade de Filho de Deus e nos propor caminhos de liberdade.
Sua obra é a grande família Inaciana, Jesuítas, inúmeras congregações religiosas de espiritualidade Inaciana, milhões de mulheres e homens que assim como eu e você bebemos dos EE e nos colocamos a serviço de Cristo que se encarna no Próximo
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo pelo dom da vida de Iñigo de Loyola que se fez santo propondo a tantos um caminho de santidade anônima.
A exemplo de Santo Inácio de Loyola sejamos sal e fermento na massa.
Maria nos coloque com Jesus Cristo.
Amém

Partilhas de participantes

Me senti tocado por algumas partilhas pessoais. Onde dois ou mais se reúnem em nome de Jesus Ele fala. Gratidão pela oportunidade.
Douglas Dantas, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Foi um momento de leveza, de encontro de gerações, de partilhas que fortaleceram nossos laços de irmãos e irmãs em Cristo. E o sentimento que fica é de gratidão. Parabéns para coordenação Regional e todos que se empenharam para a realização do encontro e também para os participantes que deram o melhor de si nessa vivência da comunidade regional. 🙌🏽🥰👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏾😘.
Célia Maria, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Minha alma ainda transborda alegria por esse lindo e maravilhoso encontro. Ver e sentir cada um, cada uma, me revigora, me reanima, me renova, me fortalece. Ainda senti vontade de chorar de saudades de Orlando, porém só em saber da alegria dele, por darmos continuidade aos seus sonhos, por seguirmos com fé, comunhão, contribuindo, animando, inovando, renovando, enfim, por nos mantermos firmes e encorajados, meu coração transbordou de tanta emoção. Ver vocês, da minha comunidade de pertença, ali comigo e todos os outros do nosso regional e até mesmo de Salvador, foi incrível ver a pré-CVX Betânia junto a nós. Nossa!! Eu nem sei mais o que dizer. Rs. É mesmo só agradecer, agradecer e agradecer por tanto zelo, carinho e cuidado dos que prepararam esse momento tão rico para a comunidade regional. 👏🏻👏🏻😘😘🙌🏻🙌🏻
Gracinha Teixeira, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Pra mim, foi viver no mais profundo da minha alma, a experiência de um Deus tão generoso e amável. O TRANSFIGURAR, para mim foi ultrapassar meus limites. Eu que sempre fui muito resistente para aderir aos meios virtuais. Hoje sinto no meu íntimo, o quanto rezar o TANTO QUANTO foi e está sendo tão valioso. Estar nesses encontros, ver, ouvir, contemplar cada rosto, me fazer presente para cada um, cada uma, é mesmo uma grande experiência do descer do monte e voltar a viver, a compartilhar e partilhar todo esse sentimento vindo a partir do estar com o Cristo!
Fiquei muito feliz com o momento da partilha, no meu grupo estavam Celinha, Aline e Isaac, de Fortaleza. Quanta riqueza meu Deus! Gratidão a todos por esse momento sublime e de profundo amor humano de Deus!
Gracinha Teixeira, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Quero dizer que o meu coração está cheio de gratidão e alegria por nós nos encontrarmos. Que possamos repetir outras vezes esses encontros virtuais. Graças e louvores a Deus, a todo o momento! Abraço.
Vera Mota, CVX Fé e Vida, Fortaleza-CE

 

Foi um encontro que amenizou a saudade de um encontro presencial. Que coisa boa essa possibilidade de nos fazer presente, mesmo distantes. Gratidão a todas vocês que possibilitaram esse momento de graça. Apesar de não ter acompanhado o encontro até o final, ao menos pude partilhar o quanto me dá forças as vivências comunitárias, mesmo que virtuais, no enfrentamento das sombras que surgem em minha caminhada. Foi um momento muito especial. Deus é muito bom! Obrigado comunidade.
Cesár Saraiva, CVX Fé e Vida, Fortaleza-CE

 

Linda a ida ontem ao Monte Tabor sentir-nos transfigurados, através do Regional. Um privilégio ser conduzida pela Aninha que é minha prima! E estar com Luciano, meu primo, e demais amigos das PRE-comunidades e comunidades. Adorei a Gracinha e a Célia da comunidade Profeta Peregrino com quem eu e Isaac partilhamos! O vídeo das velas, o vídeo do Orlando, foi incrível!
Aline Gomes, Pré-CVX N S da Estrada, Fortaleza-CE.,

 

A vivência de hoje me trouxe alento ao coração, na verdade uma mistura de sentimentos (saudades, alegrias, esperança e a presença de Deus muito forte).
Resumo nesse singelo texto abaixo:
“Disse Deus”…
Louve o que te cerca, louve aos outros, louve a si mesmo, louve o que te acontece, e o que não te acontece também.
Louve a vida.
É assim que me louvarás mais plenamente.
Eu estou em tudo.
Eu Sou todas as coisas.
Priscila Cardoso, Pré-CVX Bem-Aventurados, João Pessoa-PB

 

Obrigado pelas pessoas que provocaram e proporcionaram esse encontro. Momento gostoso, leve… Fortaleceu nossos laços.
Edson Guedes, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Gratidão a todos os envolvidos na organização e a todos os irmãos da Regional Nordeste.
Presença de alegria, paz, união e leveza.
Que o fogo do Santo Espírito continue iluminando vossas vidas.
Zoranei, CVX N S Aparecida/Regional Bahia, Salvador-BA

 

Obrigada a vocês, por disponibilizar seu tempo nesse encontro de paz e luz. Gratidão a vocês!
Amária Silva, Pré-CVX N S da Estrada, Fortaleza-CE.

 

Obrigada por estar em comunidade. Evento maravilhoso.
Elayne Castro, Pré-CVX N S da Estrada, Fortaleza-CE.

 

Gratidão a todos! Maravilhoso Encontro.
Luzian Queiroga, CVX Profeta Peregrino, João Pessoa-PB

 

Gratidão pelo encontro e acolhimento.
Adriana Minervino, Pré-CVX Betânia, Olinda-PE.