Visita a Comunidades da Regional Nordeste

Antônio Celso, vice-coordenador nacional da CVX Brasil, tem realizado um importante serviço de visita às Regionais e às Comunidades Locais. Aqui ele partilha conosco esta experiência nas comunidades da Regional Nordeste.

A reunião com a comunidade Fé e vida de Fortaleza, foi muito proveitosa, a Vera e o Cesar não puderam ir (Cesar fraturou o pé), todos falaram da importância da presença da CEN: “nos sentimos amparados”. Depois de uma breve e profunda oração, partilhamos os sentimentos e conhecimentos, entre os assuntos estava:

  • Como que frequência a comunidade se reúne,
  • qual o último retiro de cada um e a importância de fazer todo ano.
  • Assembleias Mundiais, principalmente a última.
  • A Ir Vera (assessora), lembrou do estudo dos projetos 169- 171.
  • Sobre o apostolado de alguns, missão comum.
  • A falta de novas comunidades na CVX, sobretudo em Fortaleza.
  • O fato da comunidade ter ficado muitos anos sem assessor.
  • Falei sobre a importância do básico, retiro, oração, acompanhamento, etc… da importância de estarem presente no Encontro Nacional.
  • Eles falaram do desânimo devido a situações pessoais, morte e doença de familiares, resgatei a pirâmide que foi usado no Líbano, destacando que nossa missão pressupõe o mais urgente, que favoreça a vida etc…

Foi muito bom, pois parece que ficaram mais tranquilos ao refletir que a ausência de alguns membros devido ao cuidado com os pais etc, apesar de ter uma influência “negativa” na comunidade, não podemos (como cristãos) passar por isso sem alegria e esperança.
A irmã está animada com um grupo de jovens que é possível propor uma pré, padre Laércio que esta na casa em Fortaleza gosta da CVX.
Após a partilha de vida fomos jantar juntos.
Muito rico estar com as comunidades.

A comunidade Santa Tereza Courdec se reúnem de 15 em 15 dias, estudaram os documentos da mundial.  Todos, em suas partilhas demonstram ter crescido com a CVX, muito amor por ela.  Quase todos fizeram retiro de final de semana (da regional) ano passado, só uma que não). Todos tem apostolado.
Pediram uma estratégia para convidar mais membros para CVX. Também partilhamos as bases de nossa comunidade a exemplo da comunidade Fé e Vida.
Muito bom estar com as comunidades.