Uma Nova Década: Homenagem aos 70 anos de Maria Clara Bingemer

Maria Clara Bingemer completou 70 anos em maio deste ano. Prestamos homenagem a ela, agradecendo por sua vida de amor, de serviço e de compartilhamento da espiritualidade inaciana para leigos e leigas.

Ela foi da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes da Regional Rio. Ela foi coordenadora nacional de 83 a 90. Vice coordenadora mundial de 90 a 98. Durante este período contribuiu na construção de diversos documentos da CVX: Carisma CVX e Aprofundando Nossa Compreensão dos Princípios Gerais. Em seu aniversário ela nos presenteia com uma bela reflexão: Uma Nova Década

Ela impactou na vida de muitos membros CVX. Apresentamos dois depoimentos que evidencia os frutos que ela gerou neste período:

Conheci Maria Clara Binguemer em 1988, quando veio junto com Ari Penalber – coordenadora e vice da Cvx Brasil apresentar a CVX ao nosso grupo que desejava formar uma comunidade de oração inaciana e de partilha. Seu sorriso e alegria atraiam e encantavam, algo natural nela. Depois como sua aluna no curso de teologia pude experimentar suas qualidades docentes e liberdade que me auxiliaram a descobrir novos desafios. Ela foi pioneira sendo vice coordenadora mundial da Cvx e quando junto com outros companheiros encamparam a formação de assessores e membros, do qual pude participar junto com vários membros do Brasil e do Paraguai. Tive a Graça de ser acompanhada por ela nos EE.EE de 30 dias em etapas (Etaponas), quando me conduziu com grande generosidade e sabedoria. Foi a primeira Diretora do Centro Loyola de Fé e Cultura. RJ; escreveu excelente coluna semanal, no Jornal do Brasil. Sua visibilidade contribuiu para a maior participação feminina na Igreja e Cultura, inaugurando este diálogo. A vida nos conduziu por caminhos distintos mas
com certeza Maria Clara Bingemer marcou minha vida espiritual e na CVX, como mulher, cristã leiga, que busca cada vez mais Amar e servir ao Senhor e aos irmãos. Rogo ao Senhor que continue lhe abençoando para que produza muitos frutos mais, através do seu ser mulher profícuo e criativo.”

Rutinea Chaves Jordão
Comunidade São José de Anchieta. Regional Rio.

Sou Nora , fui membro da Comunidade Caminheiros de Emaús, onde tivemos a Graça de ter Maria Clara como nossa Assessora durante muitos anos, ela não só foi uma assessora, ela quem levou a CVX para a periferia do Rio de Janeiro. Maria Clara passou para nós o Ardor e a Paixão que sente por Cristo, através dos EE.EE. de Santo Inácio de Loyola. Transmitiu a Espiritualidade Inaciana com tanta dedicação, empenho, clareza, com uma linguagem adaptada ao entendimento de todos.

Era tão visceral, que entrou na nossa realidade e a Comunidade saiu na de Cristo, se firmando como uma verdadeira praticante da Espiritualidade Inaciana. Maria Clara, você tem razão em não sentir que fez 70 anos, por que o que são 70 anos para quem tem em Deus seu “Princípio e Fundamento” e a prática de em “Tudo Amar e Servir”?

Permita-me ser mais íntima e resgatar lembranças de 38 anos atrás, trazer para hoje nossas experiências, as visitas aos hospitais de Realengo, as Reuniões do Círculo Bíblico, a primeira reunião para formar uma possível Comunidade CVX em Padre Miguel. No Início éramos mais de 20, a comunidade se formou e permaneceram 10 firmados nos ensinamentos.

Lembro da escolha do nome, Caminheiros de Emaús, as nossas reuniões, suas idas a Padre Miguel todas as segundas, você voltando para Laranjeiras depois das 21h, nossas reuniões das Etaponas, os Encontro no Centro Loyola, os Retiros do Grupo das Etaponas, a Comemoração dos seus 25 anos de casada, seu Doutorado… São lembranças que permanecerão vivas de maneira muito especial.

Gratidão é o meu sentimento, por tudo que me possibilitou, me ensinou. Nunca deixei de rezar por você. Maria Clara, finalizo esta mensagem, como nosso amigo Ulpiano bem dizia, “Se Deus te trouxe até aqui, com certeza te levará até o Fim”. Eu complemento esta frase dizendo que este fim será o Começo”.

Nora
Comunidade Caminheiros de Emaús. Regional Rio