Reunião transmitida ao vivo apresenta resultados iniciais do acordo de cooperação entre CVX e SJMR

Na noite desta quinta-feira (09), em transmissão ao vivo pelo YouTube, CEN, CER-DF e a equipe do Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados em Brasília dialogaram sobre os resultados, as possibilidades de continuidade e escutaram os depoimentos de duas venezuelanas – Benilde e Adrimar – que estão sendo beneficiadas pelo acordo de cooperação técnica entre CVX e SJMR, que tem como foco o apoio ao empreendedorismo de migrantes e refugiados.

Ao longo dos primeiros 6 meses de projeto, no primeiro semestre de 2022, várias ações já foram realizadas – e muito tem sido pensado sobre como aprofundar o trabalho e gerar impacto ainda maior. Algumas possibilidades são:  

1) A CVX apoiar os colaboradores do SJMR na espiritualidade inaciana;
2) Criar grupo de contatos, com mais pessoas interessadas nesse serviço apostólico;
3) Programa de Voluntariado que contemple diferente formatos: com datas específicas (férias universitárias), de maneira contínua para aqueles que querem apoiar essa ações com compromisso por mais tempo e outros de imersão específico (ex: num período curto nas férias do trabalho);
4) Promoção de diálogos sobre a questão dos migrantes e refugiados localmente (CCB) – Apresentando outras organizações que atuam no tema – ciclos de encontros bimestrais.
5) Espaço fixo de ação conjunto – ampliar o apoio do serviço de meios de vidas do SJMR no DF;
6) Dialogar sobre os termos da renovação do Acordo de Cooperação;
7) Acompanhamento, suporte e avaliação das ações desenvolvidas para o projeto de microcrédito;
8) Atualização dos dados e elaboração do banco de talentos para emprego;
9) Criação de um mural de prestadores de serviços migrantes;
10) Ações de espiritualidade para os migrantes – uma missa por mês, e formar grupo de EVC e convivências – tratar o tema de forma ampla.
11) Cursos e oficinas de partilha de conhecimento.

Gostou do projeto? Quer se envolver? Então entre em contato com a coordenação regional DF ou com alguém da CEN! Contamos com você e teu apoio!