Relato da Equipe de Formação Nacional a partir do EN2023

A Equipe de Formação reunida durante o Encontro Nacional de 2023, em Salvador, avaliou as atividades realizadas durante o ano de 2023 e desenhou alguns desafios (possibilidades) para 2024.

 Em 2023, iniciamos um trabalho com os assessores de comunidade com novo formato: reuniões on line, com assessores de todo a CVX Brasil, com tempo para formação e partilha. A ressonância é bastante positiva, sobretudo no tocante ao espaço para a partilha e a troca de experiências entre eles. Percebemos que, embora o encontro presencial seja bastante desejado, o ambiente on line não impede nem empobrece a partilha.

Assim, sugerimos que essa proposta de formação seja ampliada em quantidade, passando de 2 para 3 encontros (março – junho – setembro). Como formato, pensamos em manter a reunião de 9h às 12h, em dia de sábado, com um momento de oração inicial e um momento de formação. Porém, nos grupos, a ideia é trabalhar com estudos de caso, em que os participantes possam “praticar” a sua atuação como assessores em questões específicas: conflitos da comunidade, tipos de reunião, condução do discernimento comunitário, etc..

Como propostas de trabalho para a Equipe de Formação em 2024, além dos encontros com os assessores, pensamos:

1. uma releitura do nosso Plano de Formação, adequando-o às novas configurações e demandas da CVX, incorporando a ele as inspirações e encaminhamentos das Assembleias Mundiais, no sentido de nos assumirmos como uma única comunidade laical e apostólica.

2. Estudar os diversos materiais de acolhimento e formação de novas comunidades CVX (Percurso de acolhimento, itinerário CVX PR, Material da CVX Portugal, etc) para compor um conjunto que possa ser utilizado por toda a CVX Brasil no processo de formação de novas comunidades.

3. Manter a comunicação com os participantes do Encontro Global de Formação/Manresa 2022, acompanhando as propostas da Equipe Mundial de Formação e do grupo de delegados da América Latina.