Regional Sul se multiplica para celebrar o Natal 2023 e acolher nova Pré

 

Uma celebração de Natal multiplicada por três. Na CVX Sul, foi assim que se viabilizou em 2023 a união dos corações em torno da Boa Nova anunciada por João Batista: no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, os grupos que compõem a regional se reuniram pela última vez no ano em tempos e lugares diferentes neste final de semana. E o tempo do advento trouxe ainda mais uma novidade: mais pessoas que, após participar do percurso de acolhida, decidiram se tornar pré-CVX.

Saiba a seguir um pouquinho a respeito de cada um destes encontros natalinos.

 

No Rio Grande, primeiro em casa, depois na Igreja

Na quarta-feira (13) à noite, em Porto Alegre, o grupo A Caminho celebrou o ano de 2023, agradecendo as bênçãos, aprendizados e discernimento. Se durante a semana a reunião foi em casa, no sábado (16), todos se encontraram novamente, mas desta vez na Igreja da Ressurreição, na missa das 18h30 celebrada pelo P. Guido. Nas fotos, Márcia, Raquel, João Carlos, Márcio, Maristela e Pe. Guido.

 

Em Santa Catarina, primeiro na Igreja, depois em casa

As pessoas das comunidades de Santa Catarina estiveram reunidas para o encerramento do ano também no dia 16/12, em Florianópolis. Primeiro, na missa das 19h, na Igreja Santa Catarina de Alexandria; depois, quem pôde estendeu as comemorações para a casa. Representantes das três comunidades (CVX Coração Imaculado de Maria, CVX Nova Aliança e CVX São José de Anchieta) participaram – incluindo a presença do padre João Batista Storck, sj, que é também assessor de duas das três comunidades. “Todos esperançosos e animados para 2024”, contou Fernando (CVX Nova Aliança).

 

Em Curitiba, reunião na Capela… e depois missa na Capela mesmo

As comunidades da região de Curitiba se encontram no domingo (17) pela manhã na Capela do Colégio Nossa Senhora Medianeira. Primeiro, para partilhar um lanche comunitário e depois o ano de 2023, em dinâmica proposta pelo P. Agnaldo Duarte, sj. Depois, para celebrar a Eucaristia, agradecer pelo encerramento do ciclo da CERS e da CEN atual e para celebrar o processo de discernimento da CERS eleita, que vem rezando via Retiro do Advento os cargos que cada um assumirá.

Como cereja do bolo de todas estas comemorações, mais um fruto do percurso de acolhimento empreendido pela Secretaria de Formação regional: afinal, se em 2023 a proposta de apresentação da CVX foi oferecida em duas modalidades – Presencial e Virtual; e se na modalidade presencial um grupo já havia dito “SIM” no final de novembro para se tornar pré-CVX, na última quinta-feira (14) o grupo virtual se reuniu presencialmente para apresentar seu desejo de constituir-se também como pré-CVX. E neste domingo, participaram da missa junto com a comunidade regional. Vinícius Riechi (CVX Nossa Senhora da Luz dos Pinhais) será o assessor; e o grupo conta com Giuliano, Camila, Aline, Nathalya, Ana Cristina, Deógenes, Adsos, Dandara, Gardênia e Cecília. Além de participar do percurso, alguns já fizeram Exercícios Espirituais em Etapas. Deus é Bom sempre!