Regional Sul conclui mais um Retiro Quaresmal

Terminou no último domingo (4) o Retiro Quaresmal online promovido pelo Secretariado de Espiritualidade da CVX Regional Sul, em parceria com os jesuítas e o CNLB, de preparação para a Páscoa. Foram 6 semanas de encaminhamentos para a oração, sempre seguidas de momentos de partilha em grupo, utilizando a plataforma Zoom da CVX Brasil, a partir do livro preparado pela SERVIR – Rede Inaciana de Colaboração, Fé e Espiritualidade.

“Esses 40 dias de preparação para a Páscoa foram um processo de alargamento de horizontes. Muitos de nós vivemos apenas a fé de recordações, como se Jesus fosse alguém do passado, feita apenas de hábitos; ao contrário, fomos à Galiléia, e aprendemos que a fé deve continuar viva e continuar a caminhar. Por isso, o retiro não termina aqui”, afirmou Paulinho Carlesso, Secretário de Espiritualidade.

Para toda a equipe que organizou o retiro, na verdade, o encerramento foi bastante satisfatório e um momento de grande celebração. Afinal, foi possível ouvir, num grupo grande, depoimentos bastante relevantes de todos os participantes – pessoas (mais de 30!) de diversas partes do país, leigos, religiosos, conhecedores e não conhecedores da espiritualidade inaciana. Acompanhe algumas:

A ressurreição nos convida a ser presença perfumada. Sair para a Galiléia é ungir o mundo com o nosso perfume.

Foi uma primeira experiência, estamos muito gratos, o retiro foi de grande proveito.

Jesus renova o seu amor por nós a cada dia. Apesar da morte que a pandemia apresenta, sinto paz e tranquilidade – muito devido ao retiro.

Com minha perseverança, fiz um encontro com minha própria vida. Hoje me sinto serva de Jesus. O silêncio é essencial.

O lugar físico não importa, o importante é o lugar espiritual, que vem de Deus. Encontrei a pessoa que preciso ser.

Eu não conhecia o amor de Cristo. O retiro foi importante pra minha vida pessoal e estou colocando em prática a oração até no trabalho.

Os momentos de oração são tesouros. Jesus não é encontrado em lugares de morte.

A palavra, especialmente a divina, tem a ação de me vivificar. O palavrório tem me incomodado. Percebi isso nos colóquios com Deus. Busquei mais simplicidade e menos palavras. O senhor que estou alimentando é um Senhor vivo por palavras e ações, é uma palavra viva, que se encarna de uma forma simples e amorosa.

Eu duvidava de como seria possível sentir a presença humana em um retiro online. Mas Deus sempre está entre nós.

A vivência pascal nos faz ir além do ritual. Judas trouxe reflexões, me colocando nessa dinâmica de que posso estar a vender Jesus com algumas moedas.

O retiro foi pra mim uma quebra de paradigmas.

Estou muito só, mas vocês foram minha rede de segurança nestes 40 dias.

Com Jesus e a história da Salvação, tenho um papel e sou responsável por isso.

É possível recomeçar sempre. Cristo precisa ressuscitar em minha vida.

A missão não termina na ressurreição, ela continua”.

 

Como se vê, não faltaram depoimentos de esperança e gratidão. Houve muitos outros ainda. Para quem quiser ver como foram os encaminhamentos, seguem os vídeos: