Regional Rio tem final de semana com reunião extraordinária das comunidades e fechamento do ano inaciano

O final de semana de 20 e 21 de agosto da regional Rio ficou marcado por dois importantes eventos: a reunião de coordenadores, aberta a outros membros da comunidade, que contou com a participação do coordenador nacional Rafael Finatti; e a missa pelo ano inaciano, na Catedral de São Sebastião, celebrada por Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Como barro nas mãos do oleiro

A partir do texto de Jeremias, os coordenadores e outros membros das comunidades do Rio de Janeiro rezaram na tarde do dia 20, no Colégio Santo Inácio, o momento vivido pela regional, que por enquanto não tem pessoas dispostas a assumir a nova CER a partir de outubro. Após um momento de partilhas em grupos, em que cada um pode expor suas preocupações e consolações, foi feito um momento de confraternização, com lanche, seguido de uma plenária, antes da missa celebrada pelo P. Paul Schweitzer, assistente eclesiástico regional.

Durante a plenária, além de cada grupo trazer os dons colhidos durante as partilhas, a coordenação nacional também procurou animar as comunidades do Rio. Rafael Finatti falou de sua admiração pelos membros da regional, de quantos dons ele percebe e sobre a importância de cada um olhar para sua história de graça na CVX e perceber o quanto pode ainda continuar contribuindo e inspirando toda a comunidade nacional e mundial. “Não têm candidatos? Então sorteiem ou no mínimo responsabilizem cada comunidade a enviar um. Afinal, é questão de corresponsabilidade. Além disso: por que pensar em indicar os supostamente mais capacitados, ou deixar para “os mais jovens”, se todos vocês têm condições de estar na coordenação regional? Não se trata de disponibilidade, pois sei que todos são ocupados – é questão de disposição para assumir os próprios sonhos, sem delegá-los a outras pessoas – e sei que todos têm muita disposição em servir à CVX, não importa a idade, pois se identificam muito com este estilo de vida e têm muitos dons ainda a oferecer”, conclamou.

Marlene, secretária nacional, endossou – ilustrando as provocações de Finatti com duas histórias inspiradoras, sobre a coragem de pensar e fazer diferente, aproveitando os olhares, formações e dons de cada um.

Fechamento do ano inaciano 

A convite de Dom Orani, a Igreja do Rio de Janeiro celebrou o encerramento do ano inaciano como forma de agradecer à presença e contribuição dos jesuítas e inacianos na Arquidiocese. Participaram da celebração, além da CVX, outros grupos ligados à espiritualidade inaciana – e diversas lideranças da Companhia de Jesus, como o provincial do Brasil P. Mieczyslaw Smyda; e o P. Láercio Lima, secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade. 

Veja algumas fotos: