Regionais da CVX Brasil oferecem retiro quaresmal

“A Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia” (Papa Francisco)

 

Terminado o Carnaval, começa o tempo quaresmal. E como já aconteceu em anos anteriores, as regionais da CVX pelo Brasil estão organizadas para oferecer o retiro quaresmal, a partir dos subsídios produzidos pela Rede Servir, da Companhia de Jesus, como o livrinho editado pela Ed. Loyola; e o material produzido pelo Pe. Luís Renato Carvalho de Oliveira, SJ. As modalidades variam, entre presencial e online, mas a temática é a mesma: este tempo de introspecção e de conexão com a Campanha da Fraternidade 2023.

Confira abaixo informações sobre cada oferta e organize-se para participar do que for possível para você:

Regional Minas Gerais
Na modalidade virtual, o retiro terá uma reunião de abertura nesta sexta-feira (24), às 20h; e encontros de encaminhamentos e partilhas às terças, também às 20h. Os orientadores (foto abaixo) se organizarão para acompanhar um grupo de até 60 pessoas. Para participar, é preciso acessar o grupo de whatsapp criado para as comunicações com os exercitantes.

Regional Sul
Embora já não seja a primeira vez que a Regional  organiza, o retiro quaresmal tem uma novidade simbólica em 2023: é a primeira atividade oficial do SIES Curitiba, iniciativa encabeçada pelo Secretariado de Espiritualidade da CVX Sul e que tem a parceria com a Rede Servir. A abertura aconteceu nesta noite de quarta-feira de cinzas e os encontros online ocorrerão sempre aos domingos, 19h. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online (mais informações na imagem abaixo e no próprio forms).

Regional Distrito Federal
As partilhas presenciais ocorrem aos domingos no CCB (Centro Cultural de Brasília – 601 norte), das 9h às 11h, com início a partir do dia 26/2. No modo online/híbrido, há um grupo de whatsapp aberto, a partir do qual serão combinados os momentos de partilha, via Zoom.

Regional Bahia
A abertura será online, no sábado (25/2); mas as partilhas presenciais começam no dia 27/2 (segunda-feira) e acontecerão semanalmente, às 19h, na Paróquia Santo André, em Salvador. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário online.

Regionais Nordeste e Rio de Janeiro
Não há retiros sendo organizados pelas regionais, mas pessoas da CVX serão acompanhantes de grupos. Na Paraíba, a programação é do Instituto Humanitas, para encontros online que começaram hoje (inscrições para os acompanhamentos individuais podem ser feitas aqui). No Rio de Janeiro, um grupo de inacianos encabeçados por Isabel Torres e ligados ao Colégio Santo Inácio se encontrará sempre às segundas-feiras, 19h, via zoom da CVX Brasil.

Regional São Paulo
Em São Paulo, cada grupo se organizará ao seu modo para viver o Retiro Quaresmal: em parceria com os Núcleos Inacianos, ou nas paróquias.