Provincial da Companhia de Jesus no Brasil nomeia e confirma Assistentes Eclesiásticos Regionais da CVX

Na última segunda-feira (27), o Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, nomeou e confirmou Assistentes Eclesiásticos Regionais para a CVX no Brasil. A comunicação foi feita por e-mail pelo Sócio Provincial, o I. Davidson Braga Santos, SJ, e recebida com alegria pela CEN.

Para o coordenador nacional Rafael Finatti, “trata-se de passo importante, que certamente ajudará as coordenações regionais e que nos reforça o elo de ligação com a Companhia de Jesus – que é espiritual, mas também institucional. Já acolhemos os novos nomes, tanto enquanto CEN quanto nas coordenações executivas regionais. Somos muito gratos por esta demonstração de afeto e por todas as graças recebidas a partir desta parceria com nossos companheiros jesuítas”, afirmou.

No vídeo abaixo, o P. Miguel de Oliveira Martins Filho, SJ, atual Assistente Eclesiástico Nacional da CVX Brasil, também reforçou a importância da parceria com a Companhia e do trabalho dos Assistentes Eclesiásticos nas regionais.

Leia a seguir, na íntegra, o comunicado do Pe. Smyda – ou clique aqui para acessá-lo no formato original.

Caro Rafael,
Paz e alegria em Cristo!

Confio que você esteja vivendo bem este tempo de preparação para a Páscoa do Senhor.

Depois de haver realizado as devidas consultas e finalizado o discernimento necessário, escrevo esta carta para nomear novos Assistentes Eclesiásticos Regionais da Comunidade de Vida Cristã (CVX) no Brasil e confirmar outros que já desempenham esta missão.

O P. Miguel de Oliveira Martins Filho, Assistente Eclesiástico Nacional da CVX, apresentou-me os nomes de sete jesuítas que estão dispostos e animados a caminhar com a Comunidade, acompanhar espiritualmente a vida e o crescimento comunitário e ajudar os membros a descobrir os caminhos de Deus, especialmente por meio dos Exercícios Espirituais.

Confio que estes companheiros poderão assistir a Comunidade em suas necessidades e ajudá-la a manter-se fiel ao chamado que Cristo lhe faz de servir sob sua bandeira e ser presença leiga no mundo, vivendo o carisma  inaciano, com profundo discernimento e compromisso com o Reino. Com esta confiança, apresento-lhe os sete jesuítas que atuarão como Assistentes Eclesiásticos Regionais da CVX no Brasil:

  • Ir. Sidney Luiz Mayer, SJ – CVX Regional Sul
  • Pe. Nilson Marostica, SJ – CVX Regional São Paulo
  • Pe. José Abel de Sousa, SJ – CVX Regional Rio de Janeiro
  • Pe. Carlos James dos Santos, SJ – CVX Regional Minas Gerais
  • Pe. Davi Mendes Caixeta, SJ – CVX Regional Bahia
  • Pe. Emmanuel da Silva e Araújo, SJ – CVX Regional Nordeste
  • Diác. Jerfferson Amorim de Souza, SJ – CVX Regional Distrito Federal

Peço a você que faça as devidas comunicações às comunidades locais a fim de que todos os membros possam contar devidamente com o serviço que estes nossos companheiros generosamente se dispõem a prestar, em meio a tantas outras ocupações apostólicas.

Na oportunidade, agradeço à Comunidade de Vida Cristã por seu testemunho e compromisso e renovo a abertura da Província do Brasil da Companhia de Jesus para que a CVX possa seguir construindo vínculos e espaços de colaboração para que a mensagem do Evangelho chegue com profundidade a todas as pessoas.

Que a Páscoa que se aproxima seja um tempo de muitas consolações para todos os membros da CVX e que Nossa Senhora da Estrada interceda junto a seu Filho para conseguir do Pai graças abundantes para a missão.

Fraternalmente,

Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial da Companhia de Jesus no Brasil

 

Sobre a função dos Assistentes Eclesiásticos

Há muitos documentos “soltos” na CVX que detalham o papel dos Assistentes Eclesiásticos. O manual do Assistente Eclesiástico, escrito em dezembro de 2007, parece ser o que melhor se aproxima de descrever o que se espera do perfil e das atividades a serem desempenhadas pelos assistentes. Leia aqui o documento.