Província dos Jesuítas no Brasil nomeia novo Assistente Eclesiástico Nacional da CVX

No último dia 10 de dezembro, o provincial dos jesuítas do Brasil, P. Mieczyslaw Smyda, SJ, comunicou à CEN a nomeação do P. Miguel de Oliveira Martins Filho, SJ, como novo assistente eclesiástico nacional. Ele sucede o P. Emmanuel Araújo, SJ, “a quem o P. Provincial cumprimenta e agradece pelo tempo de dedicação à CVX nacional”, dizia o comunicado, enviado por e-mail pelo sócio da Província, o P. Elcio de Toledo, SJ. “Ao P. Miguel, fica o agradecimento por aceitar cumprir, com seus dons, essa importante missão para a Igreja; e à coordenação Nacional, o provincial saúda, agradece e se coloca à disposição para ajudar”, completou o P. Elcio.

A CEN recebeu a notícia com alegria, tanto pelo envolvimento que o P. Miguel já tem com a CVX e por toda a contribuição que ele tem dado à regional Minas; quanto pela graça de termos usufruído da dedicação e serviço do P. Emmanuel nestes últimos 7 anos. “Falei com o P. Miguel e combinamos que ele já começa a se inteirar desde já sobre os assuntos da CVX Brasil, num processo de transição sem pressa, que deve ir até o seu primeiro compromisso oficial – uma reunião do Conselho Ampliado (CEN + Coordenadores Regionais) confirmada para acontecer na cidade de São Paulo, de 18 a 20 de fevereiro do ano que vem”, contou o coordenador nacional Rafael Finatti.

“Acho que foi uma excelente escolha! Graças a Deus!”, afirmou o P. Emmanuel. O Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província do Brasil, P. José Laércio de Lima, SJ, também comentou a nomeação, dizendo ter recebido com alegria esta nova missão do P. Miguel e ao mesmo tempo com gratidão pela dedicação do P. Emmanuel. “Acredito que temos crescido na comunicação e na colaboração. Estou animado e creio que a bondade do Senhor tem nos sustentado”, disse ele. P. Miguel, por sua vez, mostrou disposição para o novo desafio: “Deus segue conduzindo os nossos passos no caminho do Peregrino, no seguimento de Jesus. Que nosso trabalho seja frutífero, como tem sido todos esses anos na caminhada da Comunidade CVX no Brasil”.

Sobre a dedicação de ambos às assistências regionais às quais vinham servindo, em princípio, ao menos por enquanto, tanto o P. Emmanuel segue como assistente eclesiástico da regional Nordeste; quanto o P. Miguel acumulará o cargo de assistente da regional Minas.