Programa de Formação de Agentes de Paz

O propósito do programa é treinar e desenvolver agentes de paz, para contribuir na construção de um ambiente pacífico para as pessoas à sua volta bem como encontrar a paz dentro de si mesmo.

Para isso, é preciso superar o egoísmo, criar meios de harmonização com a natureza e nas relações sociais, enfrentar as desigualdades e os valores negativos presentes na sociedade, construindo um mundo pautado no amor e na irmandade.

Não é possível ter paz interior quando o mundo está caindo aos pedaços. Somos seres integrais e sociais, e isso implica em sermos agentes de transformação, fazendo com que nossa paz interior transborde e mude as coisas da vida em busca de uma justiça socioambiental que nos dê razão efetiva para viver.

Em trecho do livro “La dittatura dell’economia (Edizioni Gruppo Abele)”, que reúne alguns dos discursos mais atuais e importantes do Papa Francisco sobre o nosso tempo, ele diz que “é possível voltar a ampliar o olhar, e a liberdade humana é capaz de limitar a técnica, orientá-la e colocá-la a serviço de outro tipo de progresso mais saudável, mais humano, mais social, mais integral. Esse será o nosso norte neste curso.

A formação se dará por meio da transmissão e de troca de conhecimentos e vivências relacionadas à mediação de conflitos, metodologia da não violência, práticas de conexão interna e externa e vídeos relacionados a ações e à paz interior.

No período de: 05/11 à 17/12, das 14h às 16h  (nas quintas-feiras), pelo Zoom, cujas instruções serão enviadas às inscritas.

O programa terá 10 encontros com 75 minutos de duração cada um em que serão abordados os seguintes temas:

Paz
Dignidade
Clareza
Esperança
Entendimento
Escolha
Autoconhecimento
Apreciação
Força Interior
Contentamento

Em cada um desses temas serão apresentadas ferramentas de apoio para que os participantes possam exercer o seu exemplo social como agentes de paz junto à sua família e com a sua comunidade.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]