Odilon Gonçalves de Castro: memória de uma vida bem vivida, de fé e de partilha

A CVX no Brasil está em luto pelo falecimento de Odilon Gonçalves de Castro, membro da CVX São Paulo Apóstolo-BH, Regional Minas Gerais, no último dia 8 de outubro. Temos a certeza, pela fé em Cristo Ressuscitado, que ele volta ao Coração do Criador. Somos agradecidos pela sua vida e serviço.

Odilon nasceu em 17 de março de 1962. Formado em Engenharia Química e professor desta matéria por mais de 20 anos, também lecionou Ensino Religioso em escola católica por aproximadamente duas décadas.

Dos seus pouco mais de 60 anos de idade, quase dois terços (38 anos) foram vividos na CVX. Começou na Comunidade São Marcos, em 1984 e a partir desta “entrada”, a Espiritualidade Inaciana tornou-se o Marco Referencial para todas as grandes decisões de sua vida, através da prática constante do discernimento inaciano.

Na CVX Minas, foi coordenador regional em vários mandatos – inclusive na atual gestão, que terminaria em 2023. Foi também tesoureiro, Assessor de Comunidades, iniciador de grupos de Pré-CVX, orientador de retiros, Acompanhante Espiritual, representante da CVX no CNLB Regional Leste II e grande colaborador nas muitas atividades e missões promovidas pela Regional.

Na pandemia, idealizou, coordenou, formou equipes e acompanhou os Retiros Virtuais de Advento e Quaresma, atingindo pessoas de todo o Brasil. Foi idealizador e coordenador também do Retiro Inaciano na Vida Cotidiana-RIC, repetido com duas turmas distintas em 2021 e 2022, conforme publicado na Revista Itaici, de Espiritualidade Inaciana, nº 127, p 93-96, de março/2022 e disponibilizado aqui). Atualmente, dividia a coordenação regional com a liderança da equipe de espiritualidade e dos trabalhos do “Percurso de Acolhimento à CVX”, com reuniões virtuais de formação sobre a proposta CVX para os interessados que passaram pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, em ciclo que encerrará no próximo dia 22 deste mês, com um dia de Encontro Presencial na FAJE-BH.

Em setembro de 1990, participou da Assembleia Mundial em Guadalajara (México), que aprovou os atuais Princípios e Normas Gerais da Comunidade Mundial CVX. Na Coordenação Executiva Nacional, foi vice-coordenador de 2002 a 2004 e coordenador de 2004 a 2007. Parte desta história está registrada no depoimento completo que ele deu para o vídeo produzido nos 40 anos da CVX Brasil:

Odilon deixou grandes e profundas marcas nas pessoas que encontrou pelo seu caminho, construído a partir do confronto da Espiritualidade Inaciana com sua própria vida. A graça o conduzia e ele a soube levar para muitas pessoas, para que experimentassem o desejo, o sonho e o amor de Deus. Era homem de oração. Acolhedor, tranquilo, ouvinte atento, orientador espiritual por excelência. Assim, por pura graça, ordenando seus próprios afetos, quebrou dogmas, tabus e preconceitos, encontrou o Cláudio, seu grande amor, chegando a oficializar em casamento, que trouxe tanta cumplicidade e companheirismo! Enfrentou sua doença, o câncer, com resignação e paciência – um processo árduo, longo e doloroso, mas vivido com esperança, fé e serenidade.

“Nós sentimos dor e saudade, ele colhe as flores que plantou… o céu está em festa! Nosso amigo agora conhece a ressurreição, continua caminhando com Inácio, Amando e Servindo. Somos todos “Amigos no Senhor”!”, afirmaram Francisca e Itair, membros da CVX São Paulo Apóstolo, responsáveis por redigir os parágrafos acima.

Depoimentos de todo o Brasil

Amigos,

Meu querido marido Odilon Gonçalves, um homem de fé, e de muitos ensinamentos. Adorava aprender com todas as situações que vivia. Um homem simples que não tirava os olhos dos empobrecidos. Partiu para a casa do Pai, onde será recebido de braços abertos.

Vá em paz meu amor!
Cláudio Cendon

[rule style=”rule-wave” ]

Queridos amigos em Cristo, fiquei MUITO triste com a partida do Odilon. Seu olhar equilibrado, crítico e sempre sincero – e sua enorme identificação com nosso Carisma farão falta “dimais da conta” em nossa comunidade brasileira, no Conselho Nacional e principalmente na regional Minas.

Odilon deixa um legado importantíssimo. Foi nosso representante em Assembleias Mundiais e vinha inspirando a todos não só com suas ideias a respeito de nossa vida comunitária e sobre como pescar pessoas através do EVC, mas também, por sua luta contra o câncer. Cláudio Cendon receba o nosso abraço, de toda a CVX Brasil. A união de vocês me causava muita admiração.

Com o coração apertado e nó na garganta, ficarei com a lembrança feliz de nossa festinha improvisada na reunião do Conselho, em São Paulo, no último mês de fevereiro. Fizemos um bom dueto, nada ensaiado, na música “Samba em Prelúdio”, de Vinicius de Moraes…

Que Santo Inácio acolha o nosso Odilon e que Deus possa confortar o coração de todos que tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele. 😞🖤

Rafael Finatti
Coordenador Nacional da CVX no Brasil

[rule style=”rule-wave” ]

Tenho forças para agradecer a Deus tanta generosidade por me apresentar pessoas como o Odilon!! Com ele tive uma linda história de companheirismo nos meus primeiros anos de CVX, e que perdurou e perdurará até a eternidade! Lembro do nosso correio elegante em julho, ele foi quem recebeu o meu primeiro áudio. Sigo na fé, na esperança e na certeza do nosso belo encontro na Glória de Deus!

Gracinha Araújo
Coordenadora da Regional Nordeste

[rule style=”rule-wave” ]

Nesses momentos, só a certeza da Ressurreição nos consola.

Grande perda pra todos nós.
Um amigo de décadas… muitas boas lembranças de caminhada nessa jornada da CVX.

A última vez que estive com Odilon foi participando do EVC online que não terminei e que ele conduziu de naneira super inspirada.

Que ele seja acolhido na misericórdia de Deus e interceda por nossa comunidade. Agora estamos separados fisicamente e unidos pela comunhão espiritual, paea alem do tempo físico.

Que Claudio possa seguir com o seu legado, testemunhando o que viveram.

Alexandre Tenório
Membro da CVX Rio de Janeiro e coordenador nacional de 2014-2021

 

Homenagem do CNLB Leste II: