Nova edição do Taller de Guías: curso de formação para assessores de comunidades na América Latina

No mês de abril, a CVX da Guatemala, liderada por Boris Araujo, iniciará novas edições do Taller de Formación de Guías de Comunidad CVX, um curso anual para formar assessores de comunidades. O curso atende a companheiros/as da CVX na América Latina.

O curso consiste em três módulos formativos: 1) Discernir a vocação; 2) Plano de formação e a vida das comunidades e 3) Formação permanente dos assessores e crescimento.

A edição de 2024 se inicia em 7 de abril e estende-se até 8 de dezembro. Todo o curso é online. Os encontros serão aos domingos à tarde, às 17h, horário de Brasília.

Todos os membros CVX que sentirem essa vocação estão convidados. Porém, é importante ter experiência nos Exercícios Espirituais.

Inscrições: https://forms.gle/2TnEsYZTFzVCWLZ27

Para animá-los participar dessa formação, trouxemos dois depoimentos de participantes do Brasil, nos anos de 2023 e 2024.

Dalmo Coelho, da CVX São José, Distrito Federal, e também membro da Equipe de Formação da CVX no Brasil.

 

 

Sônia Lúcia Gonçalves, da CVX Aprendizes do Coração de Jesus, Rio de Janeiro.

“Eu gostei muito do curso. Uma pena ter sido a única brasileira no ano passado, né? Além de muito bem estruturado, muito bem apresentado, a equipe de Guatemala, liderada pelo Boris, é uma equipe muito boa, competente. E assim… A gente sempre acha que já sabe, que já fez (no meu caso, que fui assessora de comunidade durante muito tempo, né?), mas, sempre tem o que aprender, sempre tem o que rever, as coisas se atualizam, né? Depois de um certo tempo do curso a gente ficou dividido em pequenas comunidades, e calhou de ser um de cada país, tinha a colega do Peru, do Uruguai, do Chile, da Nicarágua… Além de todo o conteúdo disponibilizado, tem toda uma ligação afetiva, essa formação de comunidade à distância. Pessoas que não se conheciam, se irmanarem de uma tal maneira, para fazer essa experiência tão enriquecedora em todos os sentidos: vivemos a fraternidade. Essa grande amizade social, como fruto dessa experiência bonita do Taller. A gente fez um vínculo afetivo muito grande entre nós, tanto que a gente quis continuar ao longo deste ano. Já fizemos uma reunião virtual e continuamos trocando, né, informações, livros, textos. Então, está sendo uma experiência muito rica também”.

Em síntese, Sônia reforça:

“Fiz o curso do ano passado. Recomendo a todos que desejam uma formação para serem assessores de CVX ou, para os que já estão/estiveram na função, como é o meu caso, serve como uma boa reciclagem. O curso é online. Os encontros foram quinzenais, aos domingos e de acordo com o fuso horário dos países. Eu era a única brasileira e o idioma não foi um problema. Fui com a cara e a coragem. E valeu muito!”

 

Veja detalhes nos arquivos a seguir: