Memorial a Orlando Dantas

Hoje 25 de março de 2021 é Dia Mundial CVX, também se completa o segundo mês de falecimento de nosso companheiro Orlando Dantas, Regional Nordeste da CVX Brasil. Em agradecimento a Deus pela vida deste generoso cristão em seu amor e serviço ao Reino por meio da vocação CVX, compartilhamos algumas memórias de convivência de Orlando.

Apresentação do Memorial

Pode parecer estranho começar um texto em homenagem ao Orlando com uma foto que não é dele… Mas tem uma explicação: apesar de ele não aparecer nessa imagem, foi ele quem fez essa fotografia…
Ela me recorda o último momento em que estivemos juntos presencialmente (de forma virtual, convivemos muitas vezes ao longo de 2020, por participarmos – com Helma, Honorata e Padre Emmanuel, da Coordenação Regional Nordeste)… Foi em 2019, quando houve o Encontro Nacional da CVX em Brasília. Chegamos ao Planalto Central antes do evento: Orlando, para conhecer nossa capital; eu, para rever amigos do tempo em que morei por lá. Resolvemos combinar de fazer uma visita ao Congresso Nacional. Dentre tantas conversas (e quem conheceu Orlando, sabe o quanto ele gostava de falar!rsrsrs), ele fez a foto…
Olhando-a, vejo através dela uma das características dele: a prestatividade. Às vezes me consola pensar que talvez ele tenha apressado sua partida para poder recepcionar com muito carinho outras pessoas… sempre disponível…
Orlando entendia muito bem essa coisa de “amar e servir”: sempre generoso e pronto pra ajudar em qualquer momento. Cuidava da CVX com o mesmo zelo com que cuidava do pai… sempre atento, sempre atencioso…
Alguns podem estar se perguntando: mas você não tem outra foto, do Orlando mesmo, para fazer sua homenagem? Sim e não, eu diria… E mais uma vez, há explicação: tenho foto do Orlando, mas não só do Orlando… Quero dizer, não tenho em meus arquivos nenhuma foto “somente, só” dele… O que me faz recordar outra característica que ele possuía: a facilidade de fazer amizade. Eis um sujeito que estava sempre rodeado de gente! Sempre entusiasmado, sempre expansivo…
Quando olho as fotos que tenho, surgem tantas lembranças na memória… Como Inácio, Orlando sempre andava peregrinando por aí: retiros, assembleias, viagens… E por falar em viagens, me recordo agora da participação em um encontro do MAGIS Nordeste em que estivemos juntos, saindo da Paraíba rumo à Bahia: ônibus quebrado no meio do caminho, um pouco de “frio” em Salvador (talvez outras pessoas tenham uma percepção distinta sobre este aspecto! rsrsrs), chuva torrencial durante uma atividade externa… e Orlando lá, com disposição e alegria, no meio da juventude! Ele era assim: sem tempo ruim…
Tantos aprendizados com esse cara… principalmente em suas famosas ligações telefônicas de mais de hora! rsrsrs Valeu Orlando!
Não posso negar, meu amigo: ainda choro, ainda sinto… Mas, assim como na foto do início, sei que você está sem estar… E eu agradeço por isso : )

Rosa – Comunidade Profeta Peregrino, João Pessoa
13/02/2021

Palavras proferidas na missa de trigésimo em nome da Congregação SCIM e do Instituto Bom Pastor

Nesta noite, nós Irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria e também nós que fazemos parte do Instituto Bom Pastor não poderíamos deixar de vir aqui para agradecer a Deus o Dom que foi a vida de Orlando. Este homem que foi um testemunho de vida, de fé, de doação. A sua presença em nosso meio como Irmãs, como Instituição foi marcante em diversas áreas. A gente pôde de perto experimentar quão bela é uma pessoa que descobre a sua vocação no mundo. E Orlando foi esse amigo, esse companheiro, esse irmão que não media esforços para se colocar a serviço, para doar sua vida. Há quantas pessoas ele foi essa luz, esse exemplo de amor e de bondade. Santo Inácio de Loyola com certeza está muito feliz com esse filho que viveu profundamente a espiritualidade Inaciana. A gente não espera perder alguém de uma forma tão imediata e também num período tão doloroso, num tempo tão difícil que é este. Mas na certeza de que ele lá no céu hoje vai se transformar também nesta luz que vai estar intercedendo por nós que ainda estamos aqui nesta terra. Então, para a família parabéns pelo filho, pelo irmão, pelo tio, pelo sobrinho, pelo primo e tudo que ele era dentro desta família. Vocês tinham realmente um grande filho de Deus que fez muito bem nesta paróquia e por onde ele passou. Eu pude fazer uma experiência: quando Orlando chegava num lugar falava com todo mundo com aquele sorriso e parecia que já conhecia as pessoas. Então assim, é muita coisa bonita na pessoa de Orlando. Nós só temos a agradecer a Deus por termos essa pessoa tão maravilhosa que deixou tanto bem no nosso meio. Então, a família, aos amigos que possamos aprender com ele a sermos cada dia pessoas melhores, a fazermos o bem, pois só estamos aqui de passagem.

Poesia de Conceição Gama – Missa de 30° Dia

Caminhos

Ouço o tear do tempo
A cantarolar…
Sussurra melodias tão belas
Daquele que se foi e que virá!

Em tudo, me faz recordar…
Os caminhos, o caminhar
De nosso Senhor Jesus Cristo
Que a todos se faz amar!

Nas linhas traçadas no tempo
Indelével marca deixou
Melodia quase audível,
Da Saudade que em nós ficou!

Nossa Senhora acalenta
Nossas almas sedentas
De Consolo, carinho e paz
Nos conduzindo a Jesus Cristo
O Senhor da Vida e da Paz!

Novos caminhos virão
E o tear a cantarolar
A unção do Espírito Santo
Das escolhas que se farão
No nosso livre caminhar!

Conceição Gama.
23/02/2021.

Galeria de Fotos e Vídeos

Caso queira contribuir com a galeria, mande para suporte@cvx.org.br