Embarque na 6ª edição do Programa Magis da CVX Latino-Americana!

Que tal aprofundar a sua formação em teologia, cristologia e espiritualidade? Já estão abertas as inscrições – e vão até o dia 21 de abril! – para a sexta edição do Programa Magis, promovido pela CVX América Latina. Serão quase 2 anos e meio de formação online, de julho de 2022 a janeiro de 2025, com duas etapas presenciais: a primeira, em São Paulo; e a segunda, no Equador. A certificação será feita pela Universidade Javeriana de Bogotá, da Colômbia. Porém, mais do que um “simples” curso, o programa é uma imersão na diversidade de nossa CVX latino-americana, capaz de criar laços fortes de identidade e amizade “cevequiana”.

“Nossa ideia, enquanto CVX no Brasil, é que possamos aproveitar bem esta oportunidade de formação, contando com um ‘time Brasil’ formado por pelo menos um membro de cada regional”, afirma Rafael Finatti, coordenador nacional, que destaca o perfil esperado de participantes que se pretende enviar: “É super importante que a pessoa tenha um histórico de vida na CVX, de preferência com os compromissos permanentes, ou no mínimo temporários, com engajamento e comprometimento à nossa comunidade apostólica – mas é fundamental que o/a postulante tenha não só o interesse em se aprofundar em questões da teologia, filosofia, sociologia, cristologia e espiritualidade inaciana, como também, tempo disponível para isso; afinal, o curso será realizado principalmente na modalidade online e exige uma dedicação de ao menos 4-5 horas semanais para estudos e reuniões”.

A teóloga Andreia Serrato, da CVX Santo André (Regional Sul), compõe a equipe do Magis VI, responsável pela parte formativa. E a “enlazadora” brasileira desta edição do programa será Regina Carvalho, da regional Brasília, que participou da última edição (Magis V). Ela terá a responsabilidade de, junto com as coordenações regionais:
– incentivar os membros da CVX Brasil, de maneira ampla, a discernir sobre o assunto (a partir deste material de discernimento enviado pela coordenação do Magis VI, com quatro pontos de oração) e a se inscrever mediante suas disponibilidades;
– identificar e animar os possíveis interessados, incentivando-os e ajudando-os a esclarecer suas dúvidas;
– avaliar o perfil dos candidatos e suas fichas de inscrição (elas serão enviadas até o início de abril).

Os custos estimados, por etapa presencial, são de aproximadamente 800 dólares por participante. Por isso, se necessário, serão dispostos recursos regionais e da CEN, a partir da premissa de que o envio deve se dar em todos os âmbitos – local/regional/nacional – e de que ninguém deve deixar de participar por dificuldades financeiras. Clique aqui para conhecer mais sobre os detalhes deste investimento e o que está previsto no programa Magis VI.

Bastante informação, né? A live abaixo, realizada no dia 21 de março, pode ajudar a esclarecer mais algumas coisas:

Animemo-nos!