Jovens da CVX no Brasil respondem pesquisa do GT Latino-americano de Juventudes

 

No segundo semestre de 2023, o Grupo de Trabalho (GT) de Juventudes da Comunidade de Vida Cristã (CVX) na América Latina elaborou uma pesquisa para ser respondida por jovens ligados à CVX, sejam de comunidades filiadas ou pré-comunidades.

Aqui no Brasil, Vinícius Riechi, da CVX N. S. dos Pinhais, Curitiba, representante no referido GT de Juventudes (bem como no GT Mundial de Juventudes), esteve responsável por contatar as pessoas jovens da nossa comunidade nacional. Os dados de pesquisa reúnem respostas de 16 (dezesseis) participantes, que serão somadas às informações prestadas pelas(os) respondentes da América Latina.

Por agora, compartilhamos os dados recolhidos no Brasil (arquivos abaixo). Resguardamos apenas os dados sensíveis das(os) respondentes, os quais somam 6 (seis) mulheres e 10 (dez) homens, com idade igual ou inferior a 35 anos (parâmetro etário adotado pela Companhia de Jesus), no tempo da pesquisa.

Tais informações nos ajudam a aprender com essas pessoas sobre práticas de acolhimento e formação de (novos) grupos CVX composto por jovens e, especialmente, a discernirmos apostolados junto à fronteira das juventudes.

Vinícius nos conta que essa pesquisa tem por objetivo “tentar mapear e atualizar os membros jovens da CVX e entender sua relação com a comunidade, quais são seus sonhos para a CVX, quais desafios identificam, quais temas de interesse…”. Sendo assim, as(os) participantes responderam as seguintes questões: Como você conheceu a CVX? Por que você entrou na CVX? O que te motiva a seguir na CVX? O que te desmotiva na CVX? Quais temas de formação te interessam? O que você gostaria de ver ou viver na CVX? O que você sonha para a CVX?

Uma das principais “portas de entrada” para saber da CVX somos cada um(a) de nós, compromissadas(os) em compartilhar a espiritualidade inaciana, o carisma CVX e estilo de vida comunitário. As parcerias com obras da Companhia de Jesus também guardam sua importância. No caso, os colégios jesuítas foram citados como meio para conhecer a CVX e o desejo de aprofundar-se na espiritualidade através do convívio comunitário é uma das motivações para fazer parte da Comunidade.

Contudo, desafios ligados ao acolhimento (sentimento do corpo apostólico) são apontados como desestímulo, quando se percebe desigualdades de tratamento de algumas pessoas para com outras, por questão etárias, socioculturais etc. Outro ponto de desestímulo seria a pouca presença de jovens, ou o descompromisso de alguns desses com seu pequeno grupo.

As(os) jovens gostariam de obter formação sobre a sinodalidade e a doutrina social da igreja. Ainda, esperam vivenciar o fortalecimento dos laços comunitários (corpo nacional e mundial); estratégias de acolhimento de jovens; uma CVX mais plural e dinâmica; encontros de jovens CVX, entre outros desejos.

As respostas também nos convidam: 1) ao estímulo à formação de lideranças jovens; 2) à valorização das ações de vanguarda de grupos jovens presentes em nossas instâncias regionais; 3) à articulação com grupos e governanças locais e nacionais; 4) à troca de experiências que favoreçam ações concretas para a missão; 4) a ações de visibilidade do estilo de vida CVX para jovens. Isso é o que sonham os jovens da CVX no Brasil! Vamos sonhar juntas(os)?! Aliás, vamos caminhar e esperançar!

Essa iniciativa do GT de Juventudes mostra-se mais significativa quando lembramos que a Assembleia Geral Nacional 2023 elegeu o tema das Juventudes como um postulado a ser cuidado  pela Coordenação Executiva Nacional e pela comunidade nacional – com o reforço de se tornar uma fronteira prioritária entre as ações de articulação para a missão, nos próximos três anos.

 

Confira os arquivos:

 

 

Saiba mais sobre o início do GT de Juventudes:

https://cvx.org.br/saiba-como-foi-o-primeiro-encontro-de-jovens-da-cvx-da-america-do-sul-e-caribe-realizado-em-bogota-col/