Na esteira das ações voltadas para esperançar e avançar em missões relacionadas à Fronteira das Juventudes, a Assembleia Geral Nacional 2023, acolheu a proposta de que a Coordenação Executiva Nacional (2024-2026) possa convidar mais uma pessoa para compor a equipe: um(a) vogal jovem!
Na oportunidade da reunião de transição entre as CEN, em dezembro passado, lançamos o convite ao discernimento à Mariana Tomaz, 29 anos, membro da CVX Santo Alberto Hurtado, Distrito Federal. Feitas suas orações, suas conversas com a CEN, bem como suas partilhas e confrontos com sua comunidade de pertença, Mariana nos dá seu “sim”!
A nova CEN, e a comunidade nacional com um todo (um corpo), agradece e dá as boas-vindas! Neste 1 de fevereiro, a vogal jovem participou da sua primeira reunião com a CEN e já se prepara para estarmos com o Conselho Nacional, em reunião presencial a ser realizada em Belo Horizonte, ainda este mês.
Para Mariana, a CVX tornou-se um meio para continuar sua caminhada espiritual. A nova integrante da CEN nos conta que a vivência dos Exercícios da Vida Cotidiana (EVC) trouxe-lhe o apelo para uma vida comunitária, o que ocorreu logo em seguida, por convite de Daniela Pinho, da CVX Santo Alberto Hurtado, Regional Distrito Federal.
Respondendo para a CEN as mesmas perguntas feitas pelo GT de Juventudes da CVX na América Latina (link), Mariana nos conta que “a identificação com a espiritualidade e o carisma da CVX, a amizade dos amigos de comunidade e, também, o fato de ser uma comunidade global” são boas motivações para pertencer a CVX. No entanto, preocupa-se com o fato de sermos um nicho pouco conhecido na Igreja, o que dificulta a entrada de novos membros. Desta forma, existe o desejo de que “consigamos tocar mais pessoas através da espiritualidade inaciana e com isso trazer mais membros para a CVX, especialmente jovens”, diz Mariana Tomaz.
A ideia de ter uma vogal jovem na CEN se norteia pela experiência vivida pelo anterior Conselho Executivo Mundial (W-Exco) que convidou dois jovens para compor sua equipe, os quais poderiam trazer suas visões sobre juventudes, suas experiências e dinâmicas própria da vivência da juventude, para assim guiar as ações de coordenação mundial de modo geral.
Isso sugere que a vogal jovem no Brasil não está restrita a assuntos diretamente ligados à Fronteira das Juventudes. De modo mais amplo, acreditamos que seu olhar de pessoa jovem, sobre a CVX, a igreja e a sociedade, pode trazer ricas contribuições ao serviço de governança nacional, em assuntos diversos.
O Espírito Santo nos inspira e nos guia! Assim sempre seja.