Homenagem à Ernesta Gonçalves

Faleceu no dia 10 de junho de 2023, aos 79 anos, Ernesta Gonçalves. Entusiasta da CVX, ela participava da Comunidade Nossa Senhora de Monte Serrat, da regional São Paulo. Confira alguns depoimentos a seu respeito:


Aos amigos/irmãos da CVX, um pouquinho sobre minha mãe Ernesta…

“Para tudo há um tempo, para cada coisa debaixo dos céus:
Tempo para nascer,
e tempo para morrer;
(…)
Tempo para chorar,
E tempo para rir…” Ecl., 3

Minha mãe viveu com alegria todo tempo que passou por aqui.

Em tudo amou e serviu.

Enfrentou com fé cada um dos incontáveis desafios que enfrentou. E sempre dizia: que minha fé sempre me baste! Deus a ouviu: sempre bastou!

Lutou pela vida do início ao fim: nasceu prematura (ela cabia em uma caixa de sapatos…) e agora, nesses 50 dias na UTI quando sentimos o quanto ela desejou que seu coração se fortalecesse e desse conta de mais um pouquinho.

Mas, chegou o tempo para morrer.

Escrevo com alegria essas breves palavras sobre ela, porque foi isso que ela fez por toda vida: discursos em formaturas, cartões, santinhos de missa, palavras em momentos delicados… e além do exemplo que ela nos deu, esse também um dom que recebi dela.

Enquanto ainda estava consciente na UTI, disse tanto para mim, quanto para meu irmão (Afonso José), que ela estava indo embora, mas, estava em paz.

Que ela e meu pai (Afonso), tinham passado a vida à limpo, que ela tinha o coração agradecido à Deus por tudo o que Ele tinha lhe dado: principalmente o marido e a família linda que com ele formou e com a qual ela sempre sonhou (filhos, 3 netos – Arthur, Mariana e Angelina; genro – Valter e nora – Marta).

Essa foi minha mãe, uma mulher fiel e temente à Deus, Deus este que temos a Graça de acreditar e conhecer, graças a ela.

Ela se dedicou a tudo que acreditava, e temos muito orgulho e alegria e também um coração agradecido, por sermos marido, filhos, netos, genro e nora dela.

Neste tempo de UTI, recebemos a Graça de ouvirmos histórias de tantas pessoas que com ela conviveram, tantos que ela orientou nos Exercícios Espirituais e acompanhou, ajudando sempre a encontrar, seguir e amar Jesus.

Os alunos de todos os anos de magistério, aos quais, segundo palavras deles mesmos, ela ensinou muito mais do que a matéria que lecionava, ensinou sobre a vida.

Para nós, seu exemplo sempre falou mais alto.

Assim como o coração generoso e sempre voltado ao próximo.

Saudades é amor que fica!

Que Deus nos abençoe e o Espírito Santo nos ilumine, para que possamos dar continuidade ao maravilhoso legado que ela deixou.

A todos que conosco permanecem em amor e oração, o nosso mais sincero agradecimento e o desejo que as bênçãos de Deus recaiam sobre cada um!

Ana Paula Gonçalves Copriva

Indaiatuba, 14 de junho de 2.023.


Depoimentos CVX

Ernesta Querida! Grande e triste perda!  Fica para mim a memória de sua disponibilidade, de sua alegria e de sua energia em favor da Comunidade maior, que ela tratava como “Família CVX”! Uma das lembranças…. me toca… “Tantas vezes colocou-se à disposição para acompanhar-nos nos retiros que organizamos no Regional CVX-SP!”   Que essa boa memória siga conosco, nos fazendo ser mais comunidade de irmãos, família! (Mariani, CVXavier – SP)

Dou graças a Trindade Santa,  por todo bem que a Ernesta fez nesta vida, fui uma das privilegiadas 🙏🏻🙌🏻 Que o Cristo ressuscitado a receba em sua glória e console a família e os amigos ❤‍🔥🌹 (Maria Eugênia, CVX Nossa Senhora de Monte Serrat – SP)

Gente, Ernesta descansou… que Deus a acolha em sua infinita bondade e misericórdia!! Rezemos com gratidão por tanta vida, doação e amizade verdadeira!! Bendito seja Deus!! (Ailton Villa, CVX Nossa Senhora de Monte Serrat – SP)

Que o bom Deus abrace toda família e amigos de nossa querida Ernesta, pois ela certamente já foi acolhida nos braços dEle. (Luis Honorato, CVX Santíssima Trindade – BA)

Ernesta chega na casa do Pai no mesmo dia em que o Evangelho nos fala da doação discreta, silenciosa. Ela leva as mãos livres porque doou tudo o que precisava para viver: amor! (Marília, CVX Maria – MG)

Amada irmãzinha Ernesta já nos braços do Amado Paizinho  no descanso eterno. Dentro do seu querer, passou  estes 50 dias na UTI. E agora lhe quer vivenciando   à alegria da  RESSURREIÇÃO.  E no seu amor misericordioso de Pai, consola e  conforta seus familiares, parentes e amigos. Amada faço memória agradecida e afetiva de uma fala sua, que me  fortalece em duas situações, que me fez ou faz sofrer:  “O bom é lembrar que a Paixão nem sempre dura só algumas horas (do Horto ao Calvário), mas até semanas, meses e às vezes uma vida inteira”.

Amada, a minha gratidão ao Amado Pai eterno de atender-nos nas  nossas necessidades. De nos dá a vossa graça, na nossa existência à Comunidade de vida Cristã e de alimentar-nos da  Espiritualidade Inaciana, na alegria de viver amando e servindo Amém! (Maria Aparecida dos Anjos, CVX Santa Maria – SP)

Nossos sentimentos a família da Ernesta, que Deus lhes de conforto e consolo.

Ernesta sempre foi uma presença marcante na CVX, com sua alegria contagiante. (Zé Pires, CVX Maria – MG)

A Ernesta me traz uma memória muito afetiva e espiritual da CVX de São Paulo. Sempre que estive Sampa, sentia desejo de ir a Salto e Indaiatuba para ver o polo lindo da CVX daquele lugar. A Ernesta era como um guia em Itaici, nos apresentava tudo, com todos os detalhes, sempre muito acolhedora, alegre, afetiva, sorrisos largos, abraços cheios de carinho e ternura! Quero guardar essa memória, de quem esteve presente no meu iniciar na CVX e nos Exercicios. Agradecida a Deus por todo bem que ela proporcionou nesse mundo nesse lindo serviço ao Reino que ela se dedicou viver! 🙏🏻🙌🏻 (Gracinha, CVX Profeta Peregrino – NE)

Nosso Senhor já a recebeu em seus braços. Agradecemos por todas as ações de Ernesta em favor da construção do Reino de Deus. Em oração pela família, amigos, pequena comunidade, que viva a saudade, o luto, mas também o testemunho de Ernesta. (Helma, vice-coordenadora nacional)

Gente, Ernesta descansou… que Deus a acolha em sua infinita bondade e misericórdia!! Rezemos com gratidão por tanta vida, doação e amizade verdadeira!! Bendito seja Deus!! (Claudio Cassimiro, CVX Cardoner – SP)