Formações nacionais e internacionais oferecem oportunidades de aprofundar vocação inaciana

Não faltam oportunidades para que os membros da CVX possam responder ao chamado da Assembleia Mundial de Buenos Aires (2018), ao menos quanto ao verbo “aprofundar”. Para além das diversas lives e conferências online, vários cursos e oficinas também têm sido ofertados por obras ligadas à Companhia de Jesus e pela CVX mundial e latino-americana. Alguns exemplos são o Magis VI, programa que iniciará no segundo semestre e que encerra as inscrições no final de abril; e a formação organizada pela CPAL em parceria com a CVX Argentina, para aperfeiçoamento de acompanhantes de Exercícios Espirituais. Na metade do ano, ainda, Isabel Torres representará a CVX Brasil numa oficina sobre as famílias, à convite da CVX Espanha; e Gilda Carvalho, da equipe de formação da CVX Brasil, vai à Manresa para participar da etapa presencial de um curso sobre identidade CVX promovido pelo ExCo.

Mas as ofertas não param por aí e, para estas, há a possibilidade de ainda acompanhar: a CVX Paraguai iniciou no último dia 2 de abril o ciclo 2022 de sua Escola de Formação, via YouTube, aberto a todos que quiserem participar (inclusive com a opção de rever as oficinas já gravadas); e no domingo, dia 24, a CVX Guatemala inicia sua formação para assessores de comunidades, via meet – um convite estendido à participação de membros CVX de 18 diferentes países (confira aqui as informações).

Ofertas da Companhia de Jesus

O ano inaciano segue de vento em popa, especialmente com o Ciclo de Conferências “Ver novas todas as coisas em Cristo”, organizado pela FAJE e as lives “O Ano Inaciano pela Província”, promovidas pela Rede Servir. A Loyola segue com vários “Encontros Inacianos”, que podem ser conferidos no YouTube da editora; e também os Núcleos Inacianos (incluindo a formação Aforismos Inacianos, em parceria com a Rede Servir, a partir de 27 de abril), o Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT), o IHU Unisinos e o IHU UNICAP têm oferecido formações bastante interessantes. Vale conferir.

O destaque entre as formações online oferecidas pelos jesuítas é a plataforma Discern, recém-lançada em parceria com a PUC-RJ: https://ecoa.puc-rio.br/discern. Nela é possível encontrar palestras, reflexões, seminários e minicursos relacionados a temas de interesse da espiritualidade inaciana. Além da Discern, outro destaque é o Congresso 500 anos dos Exercícios Espirituais, promovido pela FAJE e que acontecerá entre 25 e 28 de julho (online), e que já está com inscrições abertas.

A importância da equipe de formação

Para o coordenador nacional da CEN, Rafael Finatti, ante tantas ofertas, é importante que a comunidade nacional tenha uma Equipe de Formação forte, que esteja atenta a tudo isso e que ajude na comunicação e curadoria destas possibilidades formativas.

“A CVX só tem sentido se existir para a missão, mas reconhecemos que precisamos estar bem formados para qualificar nosso serviço à Igreja e à sociedade. Por isso, iniciativas relacionadas à formação dos membros são prioridade em nosso plano de ação (ver ao lado) – e por isso fizemos questão de reforçar com a Equipe de Formação o papel fundamental que eles terão neste processo”, explica Finatti.

A ideia da CEN é que a equipe de formação – hoje composta por Gilda Carvalho (RJ), Gilmara Zeule (SP), Arquigênia Soares (BA), Célia Lense e Patrícia Castellano (Sul) e Dalmo Coelho (DF) – assuma o papel de referência nesta área, não só dando visibilidade ao que já está acontecendo, como também criando uma trilha formativa para os membros da CVX no Brasil. “Ainda assim, todos somos corresponsáveis por este trabalho: podemos sugerir e divulgar oportunidades de formação que chegam até nós, incentivar outras pessoas a se inscrever e, claro, também participar das atividades”, conclui o coordenador.

Portanto, se souber de alguma formação além destas já citadas, comente abaixo ou divulgue nos canais de whatsapp da CVX Brasil!