Regional Rio da CVX promove tarde formação para aprofundamento do Encontro Nacional 2019

Na tarde de sábado, dia 26/10/2019, a CVX Regional Rio promoveu uma tarde de formação com o tema: “Avancem para águas mais profundas! Vivendo a experiência do Encontro Nacional”. O objetivo da tarde de formação foi aprofundar as discussões e reflexões do Encontro Nacional 2019 da CVX, realizado em Brasília no período de 18 a 20 de outubro de 2019.

As reflexões da tarde de formação foram preparadas pela equipe de formação do Regional Rio e foram centradas no trinômio: APROFUNDAR, COMPARTILHAR e SAIR. 

A tarde de formação contou com a participação de 27 membros de diversas comunidades do Regional que foram organizados em oito grupos para rezar e refletir os verbos do trinômio.

Destacamos trechos dos textos iluminadores de cada um dos verbos do trinômio que conduziu a reflexão:

APROFUNDAR: “Somos chamados a ir mais além do dom do discernimento para nós mesmos, a experimentá-lo em comunidade, confiando plenamente no Senhor como guia do processo que nos leva à sua vontade”.

COMPARTILHAR: “Não se pode desfrutar de nenhum presente se ele não for compartilhado gratuitamente com os demais. A espiritualidade que escolhemos nos abre e nos dispõe ao que Deus quer em cada situação concreta de nossa vida cotidiana”.

SAIR: “O Senhor nos chama sempre a compartilhar a sua missão. Quanto mais nos aprofundamos em nossa identidade, maior de ver o compromisso de todos os nossos membros e comunidades locais com a missão. Nossa vida é essencialmente apostólica”.

Após as reflexões, os oito grupos apresentam em plenária um resumo das reflexões e moções sentidas a partir do texto iluminador de cada verbo do trinômio. Em seguida foi feita recoleção do que foi partilhado pelos grupos.

A tarde de formação foi encerrada com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Paul Schweitzer, SJ.

Abaixo reproduzimos a partilha de Sônia Fontes sobre o Encontro de Formação 2019.

Neste sábado as Comunidades CVX se reuniram para mais um tarde de formação. Foi uma tarde muito especial, pois a proposta era propiciar aos membros que não participaram do Encontro Nacional a oportunidade de experimentar, vivenciar a mesma dinâmica de oração e partilha vivido lá em Brasília e em Buenos Aires.  

Num primeiro momento, os membros foram convidados a um tempo de oração (40 min), tendo como matéria, a graça vivenciada na Assembleia Mundial de Buenos Aires de 2018: os verbos Aprofundar, Compartilhar e Sair, frutos do Discernimento Comunitário feito pelos representantes dos países que lá estiveram; algo que foi experimentado, também, no Encontro Nacional. Acabado este tempo, fomos divididos em pequenos grupos. Seguindo a metodologia do Discernimento Comunitário, a partilha foi feita em três rodadas: na primeira, cada um deveria partilhar as moções e sentimentos advindos da oração pessoal, respeitando um tempo de fala pré-determinado e sem interrupções. Acabada a partilha de cada um, iniciaria a segunda rodada, onde cada um deveria partilhar a ressonância da fala do outro. E por fim, na terceira rodada, como fruto da moção do grupo, daquilo que mais sobressaiu da fala comum a todos, foi feito um cartaz a ser apresentado na plenária. 

Na plenária e, em clima de oração, cada grupo foi apresentando o que de mais forte ficou para o grupo. Ali, vimos que quando rezamos, o Espírito Santo age em nós e através de nós.  

  • Percebemos, com clareza, que a vida de oração, discernimento comunitário,  orientação espiritual e EE.EE são imperecíveis na vida dos membros CVX e que precisamos nos aprofundar mais, levando-os a sério. 
  • O compartilhar é fruto da convivência.
  • Sair é assumir riscos. Portanto, significa ir além da CVX, fazer parcerias com outros organismos da Igreja. Tecer redes.

Como apelo concreto:  

  • Necessidade de atrair e manter os jovens na CVX, através da busca por parcerias com outros grupos, projetos, programas de espiritualidade inaciana, tais como o Programa MAGIS.
  • Oferecer retiros espirituais preparados por membros CVX. Temos muito a oferecer; muitos leigos bem preparados para… Não esperar, mas fazer acontecer. 

Isto foi um pouco do muito que experimentamos na nossa tarde de formação!

Por Sônia Fontes