Forças Inacianas de Curitiba dão continuidade ao discernimento apostólico da Companhia de Jesus para os próximos 5 anos

Nos meses de novembro e dezembro, a equipe das Forças Inacianas de Curitiba (Colégio Medianeira, Paróquia do Boqueirão, Igreja do Rosário, CEPAT, CVX e Espaço Magis) se reuniu de forma semanal para dar continuidade ao discernimento apostólico da Companhia de Jesus para os próximos 5 anos.

As reuniões foram baseadas na síntese dos Grupos de Trabalho da primeira fase do processo de discernimento apostólico em comum. O provincial da Companhia, Pe. Mieczyslaw Smyda, dirigiu uma carta aos jesuítas e leigos/as solicitando que este processo fosse conduzido pela mente e pelo coração, buscando “as diretrizes inspiradoras e vitais para todos os nossos apostolados durante os próximos cinco anos e as orientações de como proceder na preparação de um eficaz Plano Estratégico”.

Assim, os encontros virtuais das Forças Inacianas aprofundaram o discernimento sobre os temas: “Exercícios Espirituais e o Discernimento”, “Pobres e descartados pelo mundo”, “Juventudes e Vocações”, “Casa Comum”, “Educação da Companhia” e “Paróquias, Santuários, Igrejas e Capelanias”. As reuniões seguiram a metodologia da Conversação Espiritual, numa partilha respeitosa e acolhedora dos frutos da oração pessoal.

“Foi um mês muito proveitoso para olharmos a amplitude da Missão dos Jesuítas e Leigos/as pelo Brasil e também fortalecer este espaço comunitário das Forças Inacianas, nos fazendo sentir uma verdadeira irmandade”, afirmou Krícia Fernandes, coordenadora da CVX Sul.

Para Vinícius Riechi, os encontros das Forças Inacianas de Curitiba foram consoladores. Segundo ele, é muito bom ver religiosos e leigos rezando juntos a missão. “Sigo com a certeza de que, com articulação, diálogo e planejamento compartilhado entre os diferentes componentes das Forças Inacianas, construímos melhor o caminho para o centro da nossa espiritualidade, ou seja, o Cristo”, disse.