Equipe de Formação Nacional realiza 1º Encontro de Assessores da CVX no Brasil

 

A Equipe de Formação Nacional da Comunidade de Vida Cristã (CVX) convidou seus assessores e suas assessoras das pequenas comunidades e pré-comunidades para participar do 1º Encontro de Formação, do ano, na manhã do dia 8 de junho. O tema do Encontro era “O percurso de acolhimento e a formação nas comunidades”, na intenção de partilhar o trabalho de inicialização ao Carisma e estilo de vida CVX que vem sendo reelaborado e assumido pela Regional Sul.

O Encontro contemplava partilhas em grupos motivadas pela apresentação do Percurso de Acolhimento; pelas ressonâncias surgidas da leitura do Carisma CVX (n. 73 a 106), além do texto bíblico (Jo 4, 1-25); bem como por perguntas preparatórias ao Encontro: 1) Qual o perfil do grupo? Como ajudá-los a caminhar mais e melhor? 2) Em relação à identidade CVX (comunidade laical, apostólica e inaciana), que passos precisam ser dados para que experimentem a vivência plena dessa identidade? O que lhes falta? 3) Em relação às dimensões da missão (profética, sacramental e vital): como percebe os membros da comunidade? Que passos ainda precisam ser dados para que aprofundem o sentido de missão comum?

O recolhimento das moções que surgiram nos grupos trouxe grande riqueza de visões e experiências. Na oportunidade, Vinícius Riechi (CVX N S dos Pinhais) dava seu testemunho, ao comparar sua entrada na CVX e seu olhar de assessor de Pré-CVX oriunda de um Percurso de Acolhimento:

“As pessoas chegam com uma base mais sólida para começar a caminhada na CVX. Acredito que essas pessoas tendem a perseverar mais na CVX do que as que começam do zero numa comunidade. Queria reforçar a fortaleza que é esse material tanto para novos membros quanto para membros que já estão na caminhada. Muito rico para todos”.

Visando como atrair novas pessoas, surgia a preocupação em estimular atividades, encontros, cursos, retiros etc. presenciais, para gerar contatos e convivência, de modo a apresentar a CVX a novas pessoas e despertar o desejo de conhecerem nosso carisma, ou seja, reunir pessoas e propor um caminho (Percurso de Acolhimento, Autobiografia, PPGG etc.).

O olhar sobre as (pré-)comunidades trouxe a atenção para a diversidade dos grupos, inclusive, dentro da mesma regional quanto a: questão etária, experiência na espiritualidade inaciana, caminhada pastoral, modalidade de reuniões (presenciais ou remotas), presença de assessor/a, experiências de ser comunidade no convívio e na oração etc. Assim, fica a provocação: O que é ser comunidade CVX hoje? Como atualizar/repensar o sentido de grupo para a missão?

Alguns desafios foram lembrados:

  • Oração: aprimorar a vivência da espiritualidade e experiência dos Exercícios Espirituais.
  • Apostolado: Propiciar missões próprias da CVX e aproveitar a proximidade com as obras jesuítas.
  • Peso da estrutura: ter leveza na comunicação com as comunidades iniciantes no que se refere a organização da governança CVX, compromissos etc.
  • Assessorias: formar e renovar assessores de comunidades (rodízio), de modo gerar novo ânimo – o Taller de Guías 2025 (Guatemala) e os Encontros de Assessores da CVX Brasil pode ajudar.
  • Revisão: realizar avaliações das reuniões e da própria caminhada da comunidade.
  • Comunicação: compor um fórum de diálogo entre assessores para troca de experiências e apoio mútuo.

Foi uma manhã consoladora de trabalho, partilha e troca de experiências! E todos agradecemos o serviço da Equipe de Formação Nacional.

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo segue o vídeo desse Encontro de Formação: