Equipe de Formação convida assessores para Reunião Nacional, no dia 11 de março, via Zoom

“Queridos assessores e assessoras,

Ainda vivendo os frutos do 1º Encontro Global de Formação – EGF Manresa 2022, fazemos um convite a vocês para uma reunião na qual possamos, em atitude de escuta atenta e ativa, definir juntos prioridades e ações de formação direcionada especificamente aos assessores de comunidades CVX. Ela acontecerá de forma online (via Zoom, neste link) no dia 11/03/2023, sábado, de 09 às 12h – reserve a data!

Para bem nos preparamos para essa reunião, a Equipe de Formação elaborou o material a seguir, o qual pedimos que seja rezado de modo que possamos compartilhar os frutos durante nosso encontro.

1. Texto Iluminador
Para inspirar nossa oração, segue a mensagem do Pe. Arturo Sosa, SJ, enviada aos delegados do EGF Manresa 2022. Em seu texto, o Padre Geral faz um profundo paralelo entre a importância da formação para nós, membros CVX, e a experiência vivida por Inácio, no período que viveu em Manresa. Um texto para ser lido como inspiração e convocatória a todos os que se dedicam à tarefa de formar-se e formar pessoas.

2. Composição de Lugar
Como composição de lugar, pedimos que cada um de vocês faça memória de seu chamado pessoal para atuar como assessor/a de uma comunidade CVX. Quando e como me senti chamado/a esse serviço à CVX? Como aconteceu a minha formação? Como é a comunidade que assessoro?

3. Texto bíblico
Lc 5, 1-6 / 2 Cor 3, 1-6 / 1 Tm 4, 1-16

4. Mantendo o olhar sobre o meu trabalho de assessor/a, procurarei responder:
– Que potencialidades e desafios encontro?
– O Encontro Global de Formação, em Manresa, trabalhou 4 eixos de formação: Exercícios Espirituais; Processo de Crescimento na CVX (Plano de Formação da CVX Brasil, no nosso caso); Discernimento; e, Formação para a Missão. Dentre eles, qual (ou quais) percebo que preciso aprofundar a minha formação para melhor atender à comunidade que assessoro?
– Estou disposto/a a participar de uma formação continuada para assessores? Já participo ou participei? Qual o formato que mais me interessaria: encontros que facilitem a formação e a troca de experiências? Ciclo de palestras? Outros formatos? Estaria aberto a oferta dessa formação a membros da CVX de outros países?

5. Oração final
“A função da arte 1” (por Eduardo Galeano).
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que DESCOBRISSE o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: me AJUDA a olhar!
– Que nossa tarefa como assessores possa ser ajudar os membros de nossas comunidades a ver a imensidão do Reino de Deus a ser construído”.