Equipe de Comunicação Nacional realiza reunião de avaliação de 2023 e de perspectivas para 2024

 

“Gratidão pelo processo e pelas pessoas”, “abertura ao seguimento livre do Senhor”, “crescer na fé, com paciência”, “libertar-se do ideal, em relação às nossas expectativas”, “consistência e frutos”, “Deus é o Deus da vida, que reconhece onde a vida está acontecendo”, “caminhamos, isso é relevante, teve frutos – mas a comunicação é assim, não se acaba, deve seguir se renovando”. Estas foram algumas das partilhas que a Equipe de Comunicação Nacional fez na manhã deste sábado (25), em sua última reunião de 2023. Participaram Mônica (NE), Rafael (CEN), Gina (RJ), Lucia (RJ) e Carlinhos (BA), mas a equipe conta ainda com Osmar (DF), Priscila (NE) e Sandra (SP), que não puderam estar.

O olhar avaliativo do ano, de agradecimento e de reconhecimento dos frutos, foi a tônica: foram entregues um novo site, um novo canal de comunicação (quadro de avisos no whatsapp), garantiu-se uma boa comunicação do principal evento do ano (Encontro Nacional); e mantidos/fortalecidos serviços importantes, como a Biblioteca Digital, a relação com o blog Ignatiana através de conteúdos produzidos por pessoas da CVX, o grupo de e-mails para as comunicações mais oficiais, a atualização dos retiros inacianos, a publicação dos textos para a oração diária no grupo amplo da comunidade nacional, a contribuição da CVX Brasil (via Osmar) para a comunicação do Magis VI… Muitas coisas!

Por outro lado, o Magis inaciano e o olhar de que ainda há o que melhorar. O principal desafio percebido tem a ver com a relação entre as equipes de comunicação regionais e a nacional: como aproveitar as produções regionais para poder dar visibilidade e reforçar, de maneira nacional, o fato de que o nosso corpo apostólico está se movimentando? Afinal, somos uma nacional com regionais muito diferentes; precisamos fortalecer o olhar nacional mais efetivo da nossa comunicação, mas respeitando esta diversidade – e garantindo que haja alinhamento e uma prática mais efetiva de compartilhamento das experiências comunitárias e apostólicas mais amplas.

Outros dois pontos importantes citados como desafios foram a comunicação em rede, com a Igreja no Brasil, a partir principalmente da relação com a Companhia de Jesus e outras iniciativas inacianas; e a elaboração de um material (design, formato e síntese das possibilidades de próximos passos), em parceria com a Equipe de Formação e alinhado com o Conselho Nacional, para quem quer apresentar a CVX a outras pessoas. A equipe quer ainda realizar, no início de 2024, quem sabe junto com a atualização do Catálogo Nacional, uma pesquisa sobre como os membros da comunidade nacional têm visto os processos de comunicação e quais suas expectativas de melhorias. Vem muito trabalho por aí!

Por fim, a Equipe conversou também sobre as suas disponibilidades pessoais para o ano que vem. Alguns com a certeza de que poderão continuar contribuindo e aprendendo, outros ainda discernindo – mas todos com a expectativa de podermos contar com ao menos uma pessoa de cada regional para este trabalho.

Toda a CVX Brasil está convidada a rezar junto com a Equipe Nacional de Comunicação este processo. Que venha 2024!