CVX Brasil celebra o tempo de advento e Natal vivendo, como Maria, uma espera sonhada, ativa e criativa

Na noite do dia 22 de dezembro, a CEN abriu sua última reunião quinzenal do ano para que toda a comunidade nacional pudesse celebrar o final de ano juntos. Foi um momento especial de partilha e de preparação para o Natal, com música, conversação espiritual em grupos, oração… Tudo para encerrarmos o ano com esperança!

Ao som de “Natal todo dia“, a secretária nacional Marlene abriu de forma calorosa o encontro saudando a todos e reforçando a importância de vivermos com serenidade, leveza e responsabilidade este tempo do advento. Depois, a vice-coordenadora Helma leu o Evangelho do Dia, o texto de Lucas 1, 46-56, do louvor de Maria respondendo à exultação de sua prima Isabel. E na sequência, a tesoureira Ana explicou a metodologia da conversação espiritual e convidou todos a partilharem seus momentos de vida nos pequenos grupos. 

Na volta, já em plenária conduzida pelo coordenador Rafael, diversos sotaques espalhados pelo Brasil trouxeram para a plenária as ressonâncias das partilhas nos grupos menores. Eis algumas das partilhas:

“Há dor, mas há também flor em nossas vidas”. (Osmar – DF)

“Na dança dos íntimos desejos, cada um está em sua essência, sua vida, partilhando e curtindo seu momento. As janelas virtuais nos ajudam a estar presentes um na vida do outro” (Maurício – MG).

“O encontro e a aceitação. Maria é exemplo para nós, dessas duas coisas”. (Claudio – MG)

“Cada um traz sua vida com suas dores e expectativas, sonhos… E sobretudo uma grande confiança e abandono em Deus – pelos desafios e dificuldades. O que ficou mais forte foi aquilo que pudemos colher a partir dos corações que sofrem, mas se mantém fiéis a Deus”. (Clotilde – SP)

“A importância do acompanhamento, da ajuda mútua. Este sentido de pertença a uma comunidade que sempre se apoia, que cuida um com o outro. Gratidão a Deus pela comunidade que eu participo e pertenço. Animada para o novo ano começar logo e para que possamos colocar em prática tudo o que queremos fazer. É um presente assumir a coordenação regional” (Gracinha – NE).

“Tomar Maria como exemplo para ter disponibilidade e alegria para o que vem pelo próximo ano”. (Helma –  NE)

“A palavra alegria vem muitas vezes neste tempo. Embora tenhamos vivido um ano difícil, Deus nos chama a levar a alegria, sermos proclamadores”. (Rosângela – RJ)

“Nossa alma se enche de alegria depois de caminhar no retiro de advento. Sentimento de alegria e coração preparado como uma manjedoura para receber o menino que vem. Alegria e esperança”. (Carol – Sul)

“Como é interessante e bonita essa questão do nascimento. Sempre traz novas possibilidades. Temos essa memória deste nascimento, que sempre desperta sentimentos tão bons na gente. Por mais que os anos sejam pesados… o nascimento renova e traz a energia boa. Mais do que a ressurreição, é a esperança do que se renova agora, no presente. Consolada e grata por este encontro”. (Elisiê – DF)

“Experimentar o advento com leveza. Paz… e alegria da vinda do que já é e do que será. E esperança, em função do crescimento da CVX”. (Ailton – SP)

 

Encerrando a plenária, Rafael deu graças pelas partilhas e por nossa perseverança na vida de oração e reforçou que nossa comunidade mundial só tem sentido pela missão – e apresentou o vídeo do Conselho Executivo Mundial (ExCo), um convite a todos e todas para que leiam a carta Projetos 179 e, juntos, esperemos e percorramos os caminhos que nos levam não só ao nascimento do Cristo, como também ao Dia Mundial da CVX e à Amiens, na Assembleia Geral Mundial:

Por fim, o assistente eclesiástico nacional P. Miguel fechou o encontro, lembrando que o caminho de cada um de nós, inacianos e inacianas, é abrir-se ao mistério:

O mistério desse Deus que vem como uma criança… e nos renova! Esse advento nos traz uma grande força. Que o Natal nos ajude a discernir os sinais daqueles que se revelaram grandes na sua humildade, na sua simplicidade, na sua pequenez. A grandeza de cada ser humano é se colocar nas mãos de Deus. Os méritos são todos do Senhor – e o nosso é deixar que Deus aja. Que possamos terminar esse advento e viver esse Natal deixando-nos transformar pela escuta, pela ternura e por estarmos abertos ao mistério, dóceis ao Espírito”. (P. Miguel)

 

No final, todos se congraçaram e se despediram ao som de “A paz”, da banda Roupa Nova.

Ano que vem tem mais!!! Ótimas festas a todas e todos!!