Encontro virtual da CVX Sul pelo Dia Mundial da CVX reúne 40 pessoas no Skype

A CVX Regional Sul conseguiu driblar o isolamento decorrente da pandemia da COVID-19 e realizou na noite de hoje (25) um Encontro de oração e partilha para comemorar o Dia Mundial da CVX. Após assistirem ao vivo pelo YouTube à missa celebrada pelo P. Emmanuel, aproximadamente 40 membros da Regional Sul – dos mais antigos aos recém-chegados – encontraram-se numa reunião virtual via Skype.

O momento contou com um preâmbulo feito pelo assistente eclesiástico regional, o Ir. Sidney Mayer, sj, que em sua fala relacionou os Princípios Gerais ao trecho do Evangelho de Lucas, dos Discípulos de Emaús, para ressaltar a identidade cevequiana. “Nossa vida é essencialmente apostólica. Assim como os discípulos contaram aos seus o que viram pelo caminho, também nós nos associamos ao Cristo pobre na tarefa de instaurar no mundo a vida nova que vem do Evangelho, apesar de nossas limitações e fragilidades”, disse ele.

Depois, a coordenadora regional Krícia Fernandes lembrou que o Cristo é jovem e nos chama a ter forças para seguir na caminhada, com Ele. Na sequência, o P. Agnaldo Duarte, sj, promoveu um momento de reflexão e oração, à luz da Campanha da Fraternidade: “Viu, sentiu compaixão e cuidou. Como vivemos a nossa fraternidade diante dos outros? E a nossa própria existência? A CVX é graça e é dom. Nós fazemos parte, testemunhamos isso, e somos responsáveis por este estilo de vida e sua missão, que deve ser a de agir como o bom samaritano, de aproximar-nos das vítimas e dos mais vulneráveis.

Ao final, Krícia falou de sua felicidade em podermos nos reunir diante de um contexto tão difícil que estamos vivendo. Sua fala fez eco às diversas preces preparadas pelas comunidades, todas ressaltando a importância de termos serenidade e discernimento para encarar os desafios atuais. Veja abaixo algumas das preces:

“Neste dia Mundial da CVX pedimos que o Espírito Santo nos acompanhe, nos dê discernimento diário e ânimo para vivermos nossa missão de cristãos comprometidos com nossa realidade social e política”. (CVX Nossa Senhora Medianeira)

“Pedimos Senhor que ao exemplo de Maria nos traga um olhar de esperança em meio as desesperanças. Assim como em sua época mesmo em meio as inseguranças que se fizeram presentes como o medo, a injustiça, ela optou por confiar no Senhor, e assim se deixar guiar pelo que o seu coração dizia. Façamos, nós também como ela, mantendo nosso olhar no Cristo. E, a partir daVocaçao CVX, pautados/as no exemplo de Maria, possamos através da nossa espiritualidade encontrar-se mais intimamente com o Senhor e manter o olhar de confiança e de esperança”. (CVX Santo André)

“Hoje dia mundial da CVX agradecemos a Deus o dom da Vida em todas as dimensões, e com nossas orações Senhor, pedimos ó pai que interceda no mundo para o enfrentamento e na busca mais imediata da solução para todos esses males que estamos vivenciando hoje, mas aumentai nossa fé e sabedoria com inteligência aos cientistas do mundo inteiro”. (CVX São José de Anchieta)

“Rezemos pelo bom senso dos nossos governantes, que eles possam seguir o exemplo de cristo e tenham os olhos e o coração voltados aos pobres e menos favorecidos. Oremos também para que a população tenha bom senso nesse tempo de cuidado e prevenção. Por fim pedimos a Deus olhe por toda a nossa nação, principalmente os microempreendedores, os trabalhadores informais e as mulheres que sofrem violência domestica que estão sofrendo nesse momento de crise”. (Pré-CVX Nossa Senhora da Luz)

“Senhor Jesus, daí nos a graça de ver a Ti na face de cada irmão e irmã necessitados de algo ou de alguém. Nós vos pedimos Senhor… Senhor, que nos momentos de trevas, saibamos usar as Luzes da Fé e da Razão que Vós nos destes e iluminai a todos, especialmente os cientistas, afim de que encontrem logo a vacina contra o mau que aflige Teu povo”. (Pré-CVX Esperança)

 

Krícia ainda deu as boas-vindas aos integrantes da pré-comunidade recém-incorporada no final de fevereiro, que iria se “filiar” concretamente na missa do Dia Mundial da CVX que estava programada para sábado (28) e que precisou ser cancelada por conta do Corona Vírus. “Que bom estar fazendo parte de caminhada”, disse Maria Goretti, integrante do novo grupo. “Sou muito grato por estar vivendo o caminho junto com a CVX. Ainda tateando essa espiritualidade, mas com o coração muito consolado com a presença de Deus nas partilhas de nosso grupo”, afirmou Denis Viana, outro membro novo.

Antes de se despedirem, todos rezaram juntos a oração de Santo Inácio e apareceram no vídeo, para “dar um alô”. Os depoimentos, ao final, mostram que todos gostaram da iniciativa:

“Foi muito especial, estamos com gás para continuar!” (Anna Thaís, CVX Nossa Senhora da Estrada)

“Foi linda essa comunhão 🙏🏼🥰 obrigada por cada um de vcs na minha vida” (Tatiana, CVX Nova Aliança)

“Foi um momento bem rico, mesmo com as dificuldades do Skype foi bem acolhedor e motivador neste dia em que a gente celebra a CVX” (Sissi, CVX Francisco).