No último dia 1º de julho aconteceu o encerramento do Curso de Confeitaria profissionalizante para Migrantes – uma iniciativa de Marília Peres de Lima Netto (CVX Maria), em parceria com o Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados, com apoio do Centro Loyola. Além de apresentarem seu “trabalho final” à comunidade (familiares, amigos e envolvidos no projeto), as três alunas que se formaram – Luz Cordoba, Louis Baena e Kexi Malave ainda comentaram sobre o processo e ofereceram seus produtos aos convidados. Foram 8 meses de aula, um total de 180 horas. “Começamos com 5 alunas, mas só três continuaram – as outras duas saíram por precisarem trabalhar”, explica Marília, que enalteceu também a importância das parcerias.
Tem o trabalho de toda uma equipe, além da determinação das alunas para enfrentarem os desafios para estarem presentes. Além de muita coragem, talento e gosto pelo aprendizado. (Ir.) Renilson abraçou nosso projeto e se empenhou para que tudo acontecesse. O SJMR nos incentivou e tornou possível esse sonho; doou também o “material semente” para os primeiros trabalhos das alunas; e estamos fazendo o curso de empreendedorismo do SJMR/SEBRAE, que está muito interessante. Damos graças a Deus, que uniu nossas histórias através de doçuras”.
Os resultados no pós curso já começaram a aparecer: as recém-certificadas já estão recebendo demandas por bolo de casamentos e Marília acompanha as produções. É o caso de Luz Cordoba, aluna venezuelana, que nesta semana já fez seu primeiro bolo de casamento – cheio de flores de açúcar, um dos diferenciais do curso.
Confira abaixo um vídeo com trechos de gravações feitas por uma criança no dia do evento de encerramento (mas dá pra se emocionar e quase que sentir o gostinho do açúcar…!); e neste link, a galeria completa de imagens.