Na noite desta terça-feira, o Economato Nacional da CVX Brasil (CEN + Conselho Fiscal + Tesoureiros Regionais) reuniu-se pela primeira vez em 2023. Após um momento breve de partilhas, os participantes apreciaram o relatório de acompanhamento orçamentário da CVX Brasil (vide imagem abaixo e com mais detalhes neste arquivo em Excel, com as movimentações de 2022) e esclareceram as dúvidas inerentes ao processo. O cuidado com os critérios para a formação, missão e oração novamente foram discutidos e reforçados.
Na sequência, o ponto principal da pauta da reunião foi um momento para cada um dos tesoureiros presentes compartilhar um pouco das suas dificuldades na função, mas também as boas práticas: iniciativas de mobilização e captação de recursos, estratégias para uma maior transparência das contas regionais perante à comunidade, ações de sensibilização das tesourarias locais para o tema da corresponsabilidade (a partir do próprio texto aprovado em reuniões anteriores pelo Economato), formato das planilhas de controle, a importância (e os desafios!) do planejamento orçamentário, etc.
Todos os pontos foram anotados para que possam ser melhor aprofundados em próximos encontros. A ideia é que o Economato Nacional se reúna mais três vezes em 2023 e que consiga apoiar as regionais especialmente na mobilização de recursos para o Encontro Nacional 2023, que acontecerá em Salvador-BA, no feriado de 7 de setembro.
Para Maria José, que participou de sua primeira reunião como tesoureira da regional SP, o trabalho com a tesouraria deve pensar em como nutrir afetos. “Precisamos nos preocupar em fortalecer a relação afetiva, entre a CER, da CER com as lideranças, das lideranças com os membros dos grupos… levando isso para todos… É exercício de oração, forte e útil, trabalhar nas regionais a questão da corresponsabilidade”, afirmou.
Confira abaixo a posição financeira da CVX em 31/12/2022: