CVX Sul realiza Encontro sobre Famílias e define Secretariado

No dia 28 de março, 21 pessoas de 5 grupos da CVX Regional Sul estiveram reunidos para discutir e partilhar suas ações em relação à fronteira das famílias. O segundo Encontro sobre Famílias promovido pela regional, desta vez por Skype, ainda repercute a Assembleia do Líbano, de 2013, que apontou para a CVX a atuação com Famílias como uma das prioridades apostólicas.

“Há dois anos estamos tentando reunir as pessoas que atuam nessa fronteira, seja em âmbito profissional, pessoal, pastoral ou com trabalhos voluntários. Finalmente, conseguimos partilhar as mais diversas experiências: existem membros que atuam a partir do compromisso profissional, outros partilharam o trabalho com casais de segunda união, curso de preparação para o matrimônio, catequese, cuidado com os filhos, atuação junto a cristãos LGBT, questões de gênero, dentre outros”, explicou a coordenadora regional e principal articuladora do Encontro, Krícia Fernandes.

Segundo Krícia, é possível perceber o quanto somos e damos testemunhos a partir da Espiritualidade Inaciana e do estilo de vida CVX. “Por meio da Revista Progressio (CVX Mundial) e da Revista Entretodos (CVX Espanha), vimos também como os membros CVX atuam junto a contextos familiares diversos, nas fronteiras para as quais somos interpelados”, afirmou ela.

Ao longo das pouco mais de duas horas e meia de Encontro virtual, ficou evidenciado a quantidade de membros que atuam com Famílias e, ainda, a necessidade da concretização do Polinômio Apostólico na CVX, a partir do Secretariado das Famílias, com o objetivo de ajudar o Governo Regional a Discernir-Enviar-Acompanhar-Avaliar as questões referentes a esta fronteira. Neste sentido, a regional acolheu com alegria o casal Eduardo e Caroline (do grupo “Amai-vos”, de Porto Alegre), que com muita confiança se disponibilizou a assumir o Secretariado, sendo que outros membros ainda estão em discernimento, até o final de abril.

“Foi muito consolador ver tantas pessoas reunidas online, partilhando experiências e fortalecendo nossa Missão Comum, nesse Corpo Apostólico que é a CVX – ainda mais neste período de isolamento, pudemos rezar por todas as Famílias, em especial por aquelas mais frágeis e vulneráveis, inspirados na Sagrada Família de Nazaré, que é modelo universal para todas as configurações e contextos familiares”, finalizou Krícia.

Para Filomena Milani, da CVX Nossa Senhora Medianeira, “as partilhas nos animam a seguir o caminho”. O mesmo pensa Bernadeth Cequinel, da CVX Santo André: “Foi muito bom participar e perceber o mover de Deus em nossas vidas”, disse ela. Por fim, Larissa Andretta, da CVX Santo Estanislau Kostka, afirmou: “Eu gostei de ver a diversidade da atuação da CVX com o tema Famílias e o acolhimento das diferentes configurações familiares, além do próprio testemunho de cada membro na sua vivência familiar, nos desafios e no amor”.

Que venham os próximos encontros!