CVX Sul encerra com partilhas o retiro online do tempo do Advento e Natal

O retiro online do tempo do advento e Natal organizado pelo Secretariado de Espiritualidade da CVX Regional Sul com o apoio dos jesuítas e de membros da Comunidade CEFAS chegou ao fim na noite deste primeiro domingo de 2021, com um encerramento marcado pelas partilhas dos participantes. Iniciado no final de novembro, o retiro reuniu aproximadamente 30 pessoas durante sete domingos, sempre com a mesma dinâmica: um momento de encaminhamento, seguido de divisão em grupos de partilhas. Durante o encerramento, muitos dos participantes agradeceram pela iniciativa e falaram de suas experiências.

“Nunca tinha vivido o tempo do advento e do Natal de maneira tão profunda. Graças à pandemia, eu aqui longe de tudo e de todos, sem nenhuma referência inaciana, pude viver essa experiência que muito está auxiliando na minha vida”, relatou Nilde, participante de Goiás.

As contemplações e meditações sugeridas no livrinho do retiro, preparado pela equipe da Rede Inaciana “Servir”, de Colaboração, Fé e Espiritualidade, foram importantes para que muitos dos que participaram do retiro fizessem reflexões importantes sobre suas vidas. Elizete, de Curitiba, por exemplo, percebendo o quanto uma figura feminina como Maria contribuiu para a história da salvação, questionou-se: “Qual a minha parcela de contribuição?”. Já Roberto, da CVX Coração Imaculado de Maria (Florianópolis-SC) e Irmã Suzymara, de Caxias do Sul, rezaram sobre os Herodes de nossa sociedade. “Os Herodes são muitos e parecem que eles não veem estrela nenhuma”, lamentou o cevequeano. Já a religiosa chegou à conclusão de que existem frestas de luz por onde Jesus vem ao nosso encontro: “O Cristo em nós é sempre capaz de iluminar as trevas dos Herodes que nos cercam”, afirmou ela.

Enfim, o sentimento geral foi de gratidão e alegria. Tanto é que Denise, da Pré-CVX Esperança (Curitiba-PR) já espera pela próxima oportunidade de viver experiência semelhante. “Já estou na expectativa para o retiro quaresmal”, animou-se.

Veja abaixo os vídeos das gravações dos seis encontros:

Encontro 01 (22/nov):

Encontro 02 (29/nov):

Encontro 03 (06/dez):

Encontro 04 (13/dez):

Encontro 05 (20/dez):

Encontro 06 (27/dez):

Encontro 07 (03/jan):