CVX Sul encaminha momento de oração individual em retiro do setor Sul da EJNS

Na manhã do último sábado (17), Ana Lúcia Picheth (CVX Santo Estanislau Kostka) representou a CVX Sul em uma missão especial: encaminhar um momento de oração inaciana para os participantes do retiro das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), setor Sul, realizado na Chácara Dois Corações, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

O convite chegou à CVX Sul através do Espaço Magis Curitiba; foi encaminhado à CERS e depois ao Secretariado de Espiritualidade, que por sua vez, delegou a demanda para a Ana Lúcia – e esta aceitou sem titubear. No roteiro, uma fala sobre Santo Inácio, sua espiritualidade e o passo a passo da oração inaciana – seguido de um momento de oração e partilhas. “É sempre muito legal poder compartilhar aquilo que a gente vivencia. São jovens que buscam amadurecer sua caminhada de fé e a espiritualidade inaciana pode auxiliá-los nisso”, conta ela. De acordo com Leonardo Akira, um dos responsáveis pelo retiro, a participação de Ana Lúcia e da CVX foi importante para a caminhada do grupo. “Eles gostaram. A experiência dos exercícios é sempre válida”, afirmou.

A organização das EJNS assemelha-se à da CVX: segundo o site do movimento, “cada equipe é formada por jovens que, com a finalidade de aprofundar a comunhão humana através da ajuda mútua e com o seu testemunho pessoal, se empenham em crescer em conjunto”. Além disso, também é semelhante a inspiração mariana, na qual a CVX tem suas origens. “A vida de Equipe desenvolve valores humanos de que Maria é o modelo: amor, disponibilidade, paciência, confiança, fé, ajuda mútua e perseverança”. 

Com mais esta ação, a CVX Sul fortalece e reforça seu papel de disseminar a espiritualidade inaciana – destacando assim a importância de um Secretariado que possa avaliar as demandas e buscar aqueles membros aptos e disponíveis para executar tais ações.