CVX participa do Encontro Nacional 2022 da Rede Servir

com informações do portal Jesuítas Brasil

Entre os dias 08 e 11 de dezembro, na Casa Santo Inácio, em Campinas (SP), aconteceu o Encontro Nacional da Rede Servir, sob a coordenação de Pe. Laércio Lima, SJ, Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade. A atividade contou com a presença de representantes de diferentes obras e serviços da Província dos Jesuítas do Brasil: Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), Centros Loyola, Oração pela Arte (OPA), Núcleos Inacianos e Casas de Retiro. Helma Oliveira, vice-coordenadora nacional, representou a CVX Brasil, que contou ainda com a presença de seu assistente eclesiástico, o P. Miguel Martins Filho, sj, e de Mônica Beatriz (Pré-CVX Nossa Senhora da Estrada, de Fortaleza-CE), que estava lá representando o SIES.

Foi um momento de revitalização espiritual, permeado pela partilha da vida e dos dons. Durante o Encontro, Pe. Laércio apresentou o Plano Apostólico, as Preferências Apostólicas Universais, o Pacto Apostólico Comum II e o Plano Estratégico da BRA (ainda em construção), com foco, sobretudo, no que toca à missão da Espiritualidade.

Houve uma excelente participação do Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, Secretário para as Juventudes e Vocações, que apresentou o Programa MAGIS Brasil e falou sobre os desafios de construir parcerias, além da do próprio Pe. Miguel – todos unidos na partilha acerca das prioridades da Rede Servir para o ano de 2023.

Na ocasião, foi feita também a apresentação dos Núcleos Inacianos, por Fátima Barbuto; da CVX Brasil (Helma); da OPA, por Oscar Lepikson; da Plataforma Discern, por Elaine Maria; e da Revista Itaici com nova formatação, que inclui o acesso ao acervo digital às edições anteriores, pelo novo editor, Walter Salles.

Definidas as prioridades da Rede Servir, três eixos foram formados, cada um com uma pessoa responsável, que será referência e irá convidar outras pessoas para contribuir. São elas:

1º Eixo Formação: Fátima Barbuto

2º Eixo Comunicação: Wêdja Domingos

3º Eixo Captação de Recursos: Walter Sales

Também foram nomeadas duas pessoas para auxiliar o Pe. Laércio na preparação dos encontros da Rede: Márcio Conceição (Sies Manaus) e Elaine Maria (Centro Loyola PUC-Rio).

Ao final do Encontro, cada participante tinha sentimentos muito próprios do Tempo litúrgico do Advento: alegria, esperança, gratidão, ânimo e, sobretudo confiança em Deus, apresentado pelo profeta Isaías como Salvador. E, com a canção “Senhor, vem salvar teu povo”, exclamou-se: “Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação! Contigo, o deserto é fértil. A terra se abre em flor. Da rocha brota água viva. Da terra nasce esplendor!”

Para Helma, o momento foi importante enquanto Encontro e conexão entre os atores que fazem parte da Rede; como também para avaliação dos trabalhos da Rede Servir. Ela e o P. Miguel também aproveitaram para conversar com o P. Laércio e pensar sinergias, especialmente envolvendo as pessoas da CVX que se dispõem ao trabalho com a espiritualidade inaciana. “Temos que fazer um trabalho de incentivo a essas pessoas, para que comecem a fazer interlocução com os núcleos e centros de espiritualidade, onde estiverem – ou por si mesmas, junto às paróquias. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de pensar o nosso ser CVX e os compromissos, porque isso é a base para todo apostolado que queiramos desenvolver”, afirmou.